Por uma educação Freire-CTS: problematizando o referencial curricular gaúcho
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Data
2023-03-08Primeiro membro da banca
Strieder, Roseline Beatriz
Segundo membro da banca
Magoga, Thiago Flores
Metadata
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A presente dissertação teve como problema de pesquisa: a partir da implementação
da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Referencial Curricular Gaúcho (RCG)
dialoga com a perspectiva da Educação CTS e quais as implicações para o Ensino de
Ciências/Física? Para auxiliar na resposta ao problema, os objetivos específicos se
estruturam da seguinte forma: situar o contexto da Educação CTS no ensino de Física
e sua relação com a BNCC por meio das atas dos principais eventos de ensino de
Física e de Ciências; identificar se a Matriz de Referência indica relações com a
educação CTS; e compreender de que forma o Referencial Curricular Gaúcho
relaciona aspectos da Educação CTS para o Ensino de Física. Para a análise dos
resultados foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Na pesquisa referente aos anais
dos eventos, chegou-se à categoria: Implicações para uma Educação CTS a partir da
BNCC, na qual foi possível perceber que os autores dos trabalhos publicados em
eventos da Física e de Ciências trazem aspectos que indicam aproximações da BNCC
com a Educação CTS, sejam elas a partir das temáticas propostas pela Base, ou por
intermédio de algumas competências e habilidades que também sinalizam
semelhanças em proporcionar a Alfabetização Científica. Observou-se, também, que
alguns dos trabalhos sinalizaram questões mais específicas, por exemplo, para que
haja uma relação efetiva é necessário trazer discussões na perspectiva de ciência e
de tecnologia, envolvendo economia, política e sociedade. Ao analisar o Referencial
Curricular Gaúcho, assim como a Matriz de Referência, utilizada como currículo nas
escolas estaduais do município de São Borja, emergiram as categorias: Elementos da
Educação CTS, Criticidade e Saber científico; Elementos Freireanos: Currículo vs
Metodologia; e Currículo delimitado por conteúdos. Com tais categorias foi possível
perceber que o RCG possibilita desenvolver a Educação CTS, uma vez que o mesmo
menciona pressupostos dela e da educação sugerida por Freire. Contudo, tais
menções podem se distanciar da educação crítica, uma vez que, com as referências
adotadas neste trabalho, é possível perceber que a Educação CTS vai além de sua
utilização como slogan, e para que ela ocorra efetivamente também é necessário
considerar a utilização da Abordagem Temática. Ademais, foi possível perceber, no
texto do RCG, menções de termos freireanos, entretanto, isso não caracteriza que há
sugestões para desenvolver uma educação libertadora, pois a educação será
libertadora quando os educandos reconhecerem sua realidade e, a partir do diálogo
problematizador, ter condições de modificá-la.
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