A lógica interna do beach tennis a partir da praxiologia motriz
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Data
2023-01-19Primeiro membro da banca
Laporta, Lorenzo Iop
Segundo membro da banca
Leonardi, Thiago José
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Beach Tennis é uma prática motriz onde cada praticante manuseia uma raquete e
controla uma bola. Além disso, é praticada em uma quadra de areia dividida por uma
rede. Essa modalidade é relativamente nova, tendo surgido em meados de 1987 na
Itália e suas regras surgiram da mistura de algumas práticas motrizes, como o tênis,
voleibol de praia, badminton e frescobol. No Brasil, o Beach Tennis chegou em
meados de 2008 no estado do Rio de Janeiro. Devido aos recentes resultados dos
atletas brasileiros nas competições internacionais e sua fácil jogabilidade, bem como
a diversão que a prática proporciona - mesmo para quem nunca jogou - e por ser
praticada em regiões litorâneas, rapidamente expandiu-se e vem conquistando
adeptos em todo o Brasil. Sempre que uma nova prática motriz se faz presente na
sociedade, inúmeras necessidades surgem, em especial a de compreender da melhor
forma possível como esse esporte funciona, tanto por parte dos praticantes e em
especial por quem ensina. Nesse sentido, a Praxiologia Motriz objetiva estudar a
Lógica Interna dos jogos e esportes, ou seja, compreender como cada prática motriz
funciona de acordo com as suas regras e como cada jogador pode atuar em relação
a quatro elementos básicos: o espaço, demais jogadores, materiais e tempo. O
objetivo desse estudo é caracterizar a Lógica Interna do Beach Tennis a partir da
Praxiologia Motriz. Esse estudo se constitui de uma pesquisa teórica e com caráter
exploratório. A análise praxiológica foi realizada dos conceitos da Praxiologia Motriz
com as regras do Beach Tennis. Ao todo foram encontrados 27 subpapeis em um jogo
individual, ou seja, cada jogador possui 27 princípios de ações estratégicas de rebater
a bola, sendo dois no momento saque e 25 no momento jogo; e 35 subpapeis em um
jogo de duplas, sendo três no momento saque e 32 desses, no momento jogo. Com o
estudo, foi possível encontrar diversas informações relevantes, como as relações de
cooperação e oposição dos jogadores durante uma partida, a influência que a pratica
em um ambiente aberto ou fechado tem para o jogo e principalmente os papeis e
subpapéis que os jogadores podem assumir dentro de uma partica, sem dúvida isso
facilita a compreensão da lógica de funcionamento desta prática motriz, em especial
para quem não a conhece, mas também para quem atua diretamente com ela, como
professores e jogadores, com o principal intuito de evidenciar elementos fundamentais
que devem ser considerados durante o processo de ensino e treinamento desta
modalidade.
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