O engajamento dos stakeholders no processo de Place Branding
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Data
2023-02-08Primeiro membro da banca
Klein, Leander Luiz
Segundo membro da banca
Cordeiro, Rafaela Almeida
Metadata
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Os processos de Place branding são estratégias relacionadas ao setor público para conduzir o avanço econômico de um país, cidade ou região. É um processo profundo, complexo e participativo com uma visão holística de longo prazo que pleiteia impasses como a conformidade entre governo, cidadãos e stakeholders de uma região, em torno de um propósito comum (MALAMUD et al., 2021). O estudo tem como objetivo geral analisar como ocorre o engajamento de stakeholders no processo de place branding na região do Vale dos Vinhedos (RS). Os objetivos específicos, foram estabelecidos: i) identificar os fatores que promovem o engajamento de stakeholders; ii) conhecer os fatores que dificultam o engajamento dos stakeholders em relação ao processo de place branding; iii) especificar quais ações são utilizadas pela gestão pública para engajar os stakeholders no processo de place branding. Trata-se de uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, realizada por meio de 14 entrevistas com questões abertas, além da caracterização do perfil dos entrevistados. O público deste estudo concentra-se em stakeholders residentes da região do Vale dos Vinhedos, localizada no estado do Rio Grande do Sul, compreendendo os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Sendo assim, obteve-se que os fatores que promovem os stakeholders no processo de place branding são econômicos, sociais e ambientais. E, os fatores que dificultam o processo de engajamento dos stakeholders no processo de place branding, são identificados como a falha na comunicação, insuficiência na territorialização de toda região, uso de ferramentas inadequadas e a falta de senso comunitário. Identificou-se ainda quais ações da gestão pública promovem o engajamento dos stakeholders no processo de place branding, em três etapas: a análise, estratégia e participação, pois são estas as etapas que compõem o processo de place branding. Este estudo contribui demonstrando que a sociedade civil organizada precisa estar em evidência em relação ao setor público, contribuindo diretamente para aumentar o engajamento dos stakeholders no processo de place branding.
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