Análise do ciclo de vida da tecnologia dos veículos com motores de combustão interna e dos veículos eletrificados
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Data
2023-03-31Primeiro coorientador
Siluk, Julio Cezar Mairesse
Primeiro membro da banca
Fagundez, Jean Lucca Souza
Segundo membro da banca
Roso, Vinícius Rückert
Terceiro membro da banca
Lanzanova, Thompson Diórdinis Metzka
Quarto membro da banca
Sari, Rafael Lago
Metadata
Mostrar registro completoResumo
No cenário atual, no mundo, cerca de 99,8% dos meios de transportes são movidos
por motores de combustão interna (MCI). O transporte ainda é responsável por 24%
das emissões diretas de CO2 através da queima de combustíveis. Atualmente, têmse buscado o desenvolvimento dos veículos elétricos, com o intuito de reduzir as
emissões de gases poluentes e causadores do efeito estufa (GEE) na mobilidade.
Concomitantemente, intensas pesquisas visando às melhorias de desempenho e
eficiência nos MCIs têm sido executadas. Para os pesquisadores, políticos e
decisores empresariais, conhecer o estágio de desenvolvimento da tecnologia, as
tendências e os fatores que influenciam a difusão da tecnologia, é essencial para
tomar decisões assertivas. Portanto, o presente estudo teve como objetivo analisar o
ciclo de vida das tecnologias dos veículos com motores de combustão interna e dos
veículos elétricos. Ainda, buscou-se identificar os fatores críticos de sucesso (FCS),
para difusão dos veículos elétricos. Através de dados de patentes coletados no
USPTO (United States Patent Trademark Oficce) e no EPO (European Patent Office)
foram estimados o ciclo de vida das tecnologias, com o modelo Logístico e o
software Loglet Lab 4. A velocidade de difusão da tecnologia e a taxa de crescimento
foram estimadas para cada um dos sistemas de powertrain. A partir dos documentos
colhidos nas bases de dados Scopus e Web of Science, através de uma revisão
sistemática de literatura, reuniu-se os principais FCS que influenciam a difusão dos
veículos elétricos. Os resultados mostraram que o MCI possui uma sobrevida de
cerca de duas a três décadas até ocorrer à saturação no número de patentes
(prevista para 2037-2043). Os dados de patentes mostram que os BEVs (Battery
electric vehicles) são a área “quente” do movimento tecnológico, com taxas de
crescimento anuais entre 6-7%, causando os maiores esforços de pesquisa e
desenvolvimento (P&D). Os BEVs e FCEVs (Fuel cell electric vehicles)
apresentaram as maiores velocidades de difusão da tecnologia, em 2020. Contudo,
os veículos elétricos ainda possuem várias barreiras para a sua difusão, em
aspectos tecnológicos, econômicos, ambientais, político-sociais e de marketing.
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