Entre afetos, cognições e cuidados: ambiências bioecológicas na educação infantil (0-3 anos)
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Data
2023-03-17Primeiro membro da banca
Beltrame, Lisaura Maria
Segundo membro da banca
Antunes, Helenise Sangoi
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este projeto de Dissertação insere-se na Linha de Pesquisa “Docência, saberes e
desenvolvimento profissional”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Curso de Mestrado em Educação.
Apresenta como questão principal da pesquisa: Como interagem as educadoras infantis
com bebês e crianças bem pequenas ao protagonizarem ambiências bioecológicas
exploratórias nos três primeiros anos da Educação Infantil? A Revisão Sistemática de
Literatura (RSL) levantou o Estado Atual da Questão, com foco em periódicos e trabalhos
acadêmicos (dissertações e teses) sobre Educação Infantil na Área Educação, abrangendo a
Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e/ou a abordagem educacional de
Reggio Emília. A matriz teórica embasou-se na Bioecologia do Desenvolvimento Humano,
proposta por Urie Bronfenbrenner, aguçando o olhar docente para os atributos criançais, ou
sejam, as características de disposições, recursos e demandas que favorecem/dificultam as
interações e o conhecimento interambiental. Também no conceito de protagonismo lúdico
da criança advém da abordagem educacional de Reggio Emilia, preconizada pelo pedagogo
Loris Malaguzzi. Estas referências encontraram ressonância na Base Nacional Comum
Curricular – BNCC, seus princípios fundamentais, campos experenciais e objetivos de
aprendizagem na Educação Infantil Brasileira. O Modelo Bioecológico ou Modelo PPCT
(Processo-Pessoa-Contexto-Tempo), proposto por Bronfenbrenner e Morris (1998),
permitiu compreender o desenvolvimento da criança e os seus processos de aprendizagem
no maternal e berçário. A escrita acadêmica foi elaborada como memorial autobiográfico
da educadora infantil e autora, na perspectiva de Magda Soares, estabelecendo nexos
compreensivos com o Modelo PPCT. Embora a aprendizagem na/da docência tenha sido
muito significativa não olvidamos de pontuar a Pandemia COVID 19 como importante
desafio nesses últimos anos e como marcadores desta geração.
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