Gestores públicos e treinamento: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Maria
Visualizar/ Abrir
Data
2023-05-19Primeiro membro da banca
Senger, Igor
Segundo membro da banca
Porto, Adriana
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo teve como objetivo entender como ocorre a preparação e a adaptação de novos
gestores (chefes de departamento, diretores de unidades e chefes técnico-administrativos) nos
campi da UFSM em Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, em
termos de treinamento, a fim de identificar as dificuldades encontradas por estes no exercício
de suas funções, visando contribuir com uma proposta de treinamento. O foco do trabalho foi
o contexto em que estes gestores estão inseridos, considerando que, dadas as exigências
atuais da sociedade, os gestores públicos precisam estar mais preparados para enfrentar os
desafios cotidianos. A fundamentação teórica contempla tópicos como a evolução da
administração pública no Brasil, a gestão de pessoas no setor público, conceitos de
treinamento e desenvolvimento, as competências gerenciais, os desafios da gestão
universitária e os programas de treinamento para gestores da UFSM. Esta pesquisa consiste
em um estudo de caso de abordagem qualitativa, e foi construída por meio de entrevistas
semiestruturadas com 15 servidores (técnico-administrativos em educação e docentes) em
função de gestão em três campi da UFSM, nas cidades de Cachoeira do Sul-RS, Frederico
Westphalen-RS e Palmeira das Missões-RS, realizadas presencialmente e por
videoconferência, cujo roteiro foi composto por 19 questões abertas. A análise das respostas
foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Como resultados, destaca-se que os
gestores dos campi da UFSM, em geral, não tem recebido preparação necessária para assumir
funções de gestão, e essa falta de preparação reflete em uma série de dificuldades enfrentadas
por estes servidores, que acabam desenvolvendo boa parte de seus conhecimentos,
habilidades e atitudes, ou seja, suas competências, de maneira informal, por meio de suas
experiências, pelos desafios, pelos ensinamentos de colegas, antigos gestores, dentre outras.
Dentre os resultados obtidos destacam-se as dificuldades relatadas são: falta de conhecimento
sobre as estruturas e processos da universidade, atividades de gestão, falta de infraestrutura e
de recursos financeiros, gestão de pessoas, planejamento e organização, legislação que
envolve a universidade, sistemas de informação, comunicação institucional, gestão de
recursos financeiros e clima organizacional. Nessas dificuldades, os gestores costumam
recorrer a: colegas mais experientes, reitoria e pró-reitorias, secretarias dos departamentos,
direções dos campi, antigos gestores e colegas de outros campi. Além disso, foi identificado
que os gestores acabam desenvolvendo suas competências gerenciais por meio das práticas e
rotinas do dia-a-dia, experiências prévias, relações interpessoais e cursos de treinamento e
capacitação. Com base nessas informações coletadas e nas demais, ao longo deste trabalho,
foi possível construir, como produto final, o Programa de Treinamento para Gestores da
UFSM, voltado para treinamento de novos e futuros gestores da instituição, cujo objetivo é
proporcionar conteúdos e metodologias que mais se adequem às demandas destes, como
treinamentos mais práticos e mais próximos à realidade da instituição.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: