Uma genealogia da temática LGBTQI+ na publicidade brasileira (1970 – 2019)
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Data
2020-05-25Primeiro membro da banca
Oliveira-Cruz , Milena Carvalho Bezerra Freire de
Segundo membro da banca
Rodrigues , André Iribure
Terceiro membro da banca
Almeida , Francis Moraes de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Essa dissertação tem como tema de pesquisa a temática LGBTQI+ na publicidade tendo
como delimitação a relação entre os interesses mercadológicos e sociais. Em um cenário
de reformulações no mercado publicitário e disputas discursivas, pretendemos discorrer
sobre a possível legitimidade da publicidade em tocar essa pauta e seus
desdobramentos. A partir desse tema temos a pretensão de responder o seguinte
questionamento: Como se articulam as relações de poder entre as práticas discursivas
publicitárias e as práticas de reconhecimento LGBTQI+. Para responder a esse
questionamento utilizaremos a genealogia como metodologia, a partir do pensamento de
Michel Foucault. A escolha de uma perspectiva genealógica se deu como forma de
oposição e suspensão de uma ideia de manutenção e evolução do discurso publicitário
por uma perspectiva evolutiva. Dessa maneira pretendemos apontar para disrupturas e
descontinuidades no discurso publicitário diante da temática LGBTQI+ durante as
últimas 5 décadas. Nosso desenho metodológico tem uma inspiração em Piedras (2009)
a partir da ideia de fluxo publicitário. Dessa maneira, nossa genealogia está estruturada
em três eixos: no primeiro realizaremos uma recuperação histórica das relações entre a
publicidade e a representação LGBTQI+ a partir da materialidade do texto publicitário.
Será selecionado um anúncio por década, iniciando por 1970, e realizado uma análise das
intertextualidades desses anúncios. O segundo eixo refere-se aos tensionamentos e
relações de poder no âmbito da produção, nosso corpus se dá a partir de quatro entrevistas
com profissionais do mercado. O terceiro e último eixo refere-se as assimetrias entre o
âmbito da produção e recepção em que analisaremos como foram construídas dinâmicas
de poder entre produtores e consumidores diante da temática LGBTQI+. Nossas
categorias de análise acontecem a partir dos procedimentos de controle discursivo
propostos por Michel Foucault (1970/2000), além desse pilar teórico também contamos
com a teoria de mudança social de Norman Fairclough (2001) para compreender as
reformulações discursivas na publicidade contemporânea. Como resultados parciais
identificamos que a publicidade passa por reformulações e tensionamentos de diversas
ordens passando pela própria materialidade do texto publicitário, reformulações na
prática publicitária e no perfil profissional assim como as dinâmicas de relacionamento
entre o âmbito da produção e da recepção. Essas reformulações juntas constituem a
genealogia que pretendemos reconstituir.
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