Percepções ambientais de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria e suas relações com o currículo
Visualizar/ Abrir
Data
2023-04-14Autor
Fontoura, Andrielli da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A inserção da Educação Ambiental nos cursos de pedagogia ainda é um desafio. O objetivo deste trabalho foi investigar acerca de percepções ambientais de estudantes do Curso de Pedagogia em relação aos temas ambientais e como estes se apresentam no currículo do curso. Se trata de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa. A metodologia utilizada foi análise exploratória descritiva a partir da aplicação e análise de questionários, juntamente com a análise do projeto pedagógico e dos programas das disciplinas do curso de pedagogia da UFSM. Participaram desta pesquisa 61 estudantes. Identificamos a tendência das pedagogias liberais muito presente nas percepções dos entrevistados. Os temas ambientais são trabalhados em diferentes disciplinas no curso de pedagogia, principalmente na área das Ciências, que compreendem duas disciplinas do curso. As quais trazem questões sobre consumo e desenvolvimento sustentável, diversidade e especificidades da comunidade escolar, e a EA no contexto escolar. Com isso, repensar a prática da EA de uma forma geral e principalmente na formação dos professores de pedagogia com a criação de disciplinas obrigatórias e formação continuada, é uma necessidade atual para que eles possam contribuir ainda mais com a melhoria da qualidade da educação na área.
Coleções
- Educação Ambiental [190]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: