“No caminho da luz todo mundo é preto: o gerenciamento estratégico da comunicação de crise e a persistência do racismo institucional
Resumo
O presente trabalho tem como tema o racismo institucional dentro de empresas privadas, para isso, a
pesquisa aprofunda-se na maneira como a multinacional francesa, Carrefour, conduziu o
gerenciamento de crise após o assassinato de João Alberto em 19 de novembro de 2020. A pergunta
que nos guiou propõe entender em que medida as estratégias de comunicação em cenários de crise
podem contribuir para a persistência do racismo institucional. Para cumprir-se elaboraram os seguintes
objetivos: a) Mapear casos que envolvem racismo institucional e os conteúdos veiculados na mídia; b)
Fazer uma revisão bibliográfica para compreender a definição teórica de protocolos de crise; c)
Compreender a diferenciação de racismo estrutural e racismo institucional; d) Compreender a
construção do discurso organizacional em torno das medidas no caso João Alberto; e) Identificar e
analisar a relação entre o caso observado e o conceito de Matriz de Dominação. A delimitação do
corpus para coleta ocorreu em conteúdos veiculados pela empresa em suas redes sociais e materiais
divulgados pela imprensa. No primeiro momento, realizou-se uma revisão bibliográfica dentro das
temáticas relacionadas a comunicação de crise e racismo, abordando os conceitos de Matriz de
Dominação e Imagens de Controle (COLLINS, 2019), além de uma pesquisa documental para reunir
os materiais sobre a condução do caso. Para analisar o corpus, utilizamos o giro hermenêutico da
suspeita, criado por Fiorenza (2009), analisando os textos e as ações à procura de entender se houve
reproduções da estrutura de dominação racial. Dessa maneira, a pesquisa nos apresentou como
resultado que inicialmente a comunicação da empresa optou por um discurso que focava em questões
jurídicas e que somente a partir da mobilização social, medidas antirracistas foram introduzidas na
gestão estratégica de comunicação de crise. Sendo assim, a análise nos demonstrou que a
comunicação é ferramenta do racismo institucional quando é conduzida somente para resguardo da
reputação das empresas.
Coleções
- TCC Jornalismo [84]
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