dc.contributor.advisor | Cristino, Ana Paula da Rosa | |
dc.creator | Marques, Albertina Gioconda de Moraes | |
dc.date.accessioned | 2017-06-02T12:46:03Z | |
dc.date.available | 2017-06-02T12:46:03Z | |
dc.date.issued | 2011-01-14 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2983 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work intended to show how was the process of a construction of a institutional document called Development Institutional Plan known as PDI in a campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul.
We have done an interview with the members of a commission built to this purpose to know what they think about this process in which they were inserted and what they think about democratic management .We based our work in the concept of participation democracy and in the believe of how this kind of society intervention in the state, make the individuals citizens and aware agents of their responsibilities and duties towards society. We finally understood that democracy, as a social mechanism always must be cultivated and supported and although of its deviating path is the school as the core of the formation of individuals that can and should provide this experience. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | IFET's (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia) | por |
dc.subject | Educação profissional | por |
dc.title | Desafios e tensões na elaboração de um PDI como instrumento democrático e democratizante | por |
dc.title.alternative | Challenges and tensions in the elaboration of PDI as a democratic instrument | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho visou evidenciar como foi o processo de construção de um documento institucional chamado Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grade do Sul. Foi realizada uma entrevista com membros de uma comissão constituída para esse fim para sabermos o que os mesmo pensavam sobre esse processo no qual estavam inseridos e o que eles pensavam sobre gestão democrática. Baseamos nosso trabalho na democracia participacionista e na crença de que como esse tipo de intervenção da sociedade no Estado, torna os indivíduos cidadãos e agentes conscientes de suas responsabilidades e deveres perante os ambientes em que circulam e com isso dão o retorno para a própria sociedade. Entendemos por final que a democracia, como um mecanismo social deve ser sempre cultivada e incentivada e apesar de seus caminhos tortuosos, é a escola como cerne da formação dos indivíduos que pode e deve propiciar essa vivência. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |