Desafios e tensões na elaboração de um PDI como instrumento democrático e democratizante
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Data
2011-01-14Autor
Marques, Albertina Gioconda de Moraes
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Este trabalho visou evidenciar como foi o processo de construção de um documento institucional chamado Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grade do Sul. Foi realizada uma entrevista com membros de uma comissão constituída para esse fim para sabermos o que os mesmo pensavam sobre esse processo no qual estavam inseridos e o que eles pensavam sobre gestão democrática. Baseamos nosso trabalho na democracia participacionista e na crença de que como esse tipo de intervenção da sociedade no Estado, torna os indivíduos cidadãos e agentes conscientes de suas responsabilidades e deveres perante os ambientes em que circulam e com isso dão o retorno para a própria sociedade. Entendemos por final que a democracia, como um mecanismo social deve ser sempre cultivada e incentivada e apesar de seus caminhos tortuosos, é a escola como cerne da formação dos indivíduos que pode e deve propiciar essa vivência.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]