Desenvolvimento de uma bancada de testes de freios com torque de frenagem de até 400Nm
Resumo
Com o objetivo de criar um produto para ser utilizado por equipes de competição SAE do tipo Fórmula e Baja, viu-se a oportunidade de projetar um equipamento capaz de obter dados e simular a frenagem real do veículo sem colocar em risco as pessoas e o protótipo, auxiliando no conhecimento da equipe para as competições. Este equipamento baseia-se em um dinamômetro inercial, tendo foco em testes utilizando os mesmos parâmetros da frenagem real de um veículo e comparar o desempenho do sistema de freios podendo alternar componentes do sistema, tais como, pastilhas, discos e relação do pedal de alavanca. Os cálculos foram realizados considerando as forças aplicadas em uma das rodas dianteiras, tendo essa informação, foram dimensionados volante de inércia, motor elétrico, eixo e polias, sendo também realizada uma simulação do eixo de trabalho. Criada uma versão digital em 3D e desenvolvido um protótipo com as funções básicas da bancada em tamanho real e realizando uma análise de modos de falha e seus efeitos.
Coleções
- TCC Engenharia Mecânica [109]