Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por orientadores "Felix, Glades Tereza"
Itens para a visualização no momento 1-11 of 11
-
Comunidade e escola: a participação necessária
(2005-03-18)Este trabalho é uma pesquisa do tipo estudo de caso, realizada com a comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dagoberto Barcellos, de Caçapava do Sul, RS. Objetivamos identificar a visão que a referida comunidade ... -
Avaliação e transformação: a união necessária
(2005-03)O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo refletir mais profundamente sobre o papel da avaliação do desempenho escola, tendo consciência de que não é possível obter êxitos sem ter um povo educado para exercer a ... -
A prova Brasil e a questão da qualidade no trabalho do gestor educacional
(2012-03-02)O presente trabalho desenvolve um estudo acerca das avaliações educacionais realizadas pelo Estado nas escolas públicas, visando indicadores para a educação brasileira, sendo esses o objetivo da pesquisa, no sentido de ... -
Influência do gestor no processo ensino aprendizagem
(2005-03-18)O acesso ao conhecimento científico, técnico, administrativo é fundamental ao desenvolvimento, só que a nenhum mercado é viável a distribuição democrática de seus produtos (incluindo a mercadoria educação), sob pena de ... -
A contribuição dos círculos de pais e mestres, conselhos escolares e equipes diretivas na efetivação da gestão democrática da escola pública
(2016-08-26)Este trabalho apresenta um estudo que trata do tema gestão democrática e procura identificar a contribuição dos círculos de pais e mestres (CPMs), conselhos escolares e equipes diretivas na efetivação da gestão democrática ... -
Reconfiguração das práticas pedagógicas na gestão escolar: um estudo dos efeitos do Programa Alfa e Beto de alfabetização em escolas públicas estaduais
(2010-03-01)O presente estudo visa refletir, sob a ótica da gestão democrática do ensino público, o processo de aplicabilidade do Programa Alfa e Beto de Alfabetização e os resultados alcançados a partir da sua implementação na rede ... -
Avaliação externa: mecanismo mobilizador de uma educação de qualidade
(2016-08-08)Essa pesquisa se constitui num estudo sobre as avaliações externas, tomando como ponto de partida a qualidade na educação básica, por meio dos índices da Prova Brasil e do IDEB, em nível de Brasil, e em especial no município ... -
A concepção da avaliação no contexto da gestão escolar: o caso dos pareceres descritivos
(2011-03-01)Avaliação da aprendizagem escolar no atual contexto educativo remete a um tema complexo. Dentro dessa perspectiva, cria-se uma polêmica em torno da questão de práticas inovadoras de avaliação e sua relação com a melhoria ... -
Avaliação externa: implicações da provinha Brasil em escolas da rede pública municipal de Santa Maria/RS
(2017-12-21)A presente pesquisa trata-se da Avaliação Externa com foco na Provinha Brasil e objetiva analisar o desempenho de quatro Escolas Municipais de Santa Maria/RS, com vivências distintas, a fim de acompanhar a qualidade da ... -
Articulação do Programa Mais Educação com o projeto político-pedagógico realidade de uma escola da rede estadual de Santa Cruz do Sul
(2016-02-24)Esta pesquisa introduz um estudo sobre o Programa Mais Educação (PME) e o Projeto político-pedagógico (PPP). Tem como objetivo identificar e compreender de que modo o Programa Mais Educação se articula com o Projeto ... -
O ler e escrever nas séries iniciais: atuação dos gestores na aprendizagem
(2005-03-18)A Contribuição desse trabalho é para a implantação de um processo de Gestão Escolar com sucesso, visto a experiência profissional na área de conhecimento relativo a Língua Portuguesa. Com o conhecimento teórico adquirido ...