Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por orientadores "Tonini, Andréa"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 24
-
Função social da escola e o projeto pedagógico
(2009-08-07)Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada em duas escolas, uma municipal e outra estadual, na cidade de Doutor Mauricio Cardoso/RS. Os participantes da pesquisa foram professores, pais, alunos e funcionários ... -
Formação de professores para escola inclusiva
(2010-12-13)Este trabalho centra-se na temática da formação de professores para uma orientação inclusiva em educação e na preparação destes para acolher crianças com necessidades educacionais especiais nas classes comuns de escolas ... -
Dificuldades de aprendizagem, transtornos de aprendizagem e deficiência mental: do que estamos falando?
(2007)O presente artigo buscou investigar através de um referencial teórico, conhecimentos que pudessem esclarecer a história dos problemas de aprendizagem, transtornos de aprendizagem e deficiência mental. Sendo que, os referidos ... -
A organização dos gestores educacionais frente ao processo de inclusão escolar
(2005-11-09)A presente pesquisa trata da organização dos gestores educacionais frente ao processo de inclusão escolar e tem como objetivo geral: investigar o modo como os gestores educacionais organizam suas ações pedagógicas para ... -
Consciência fonológica em crianças de pré-escola
(2007-01-12)O presente artigo buscou investigar como se dá a consciência fonológica em crianças de pré-escola, saber qual e a proposta metodológica de alfabetização usada pelas professoras no jardim B, e se em suas propostas evidenciam ... -
Avaliação no contexto escolar
(2009-08-08)A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente a qual deve acompanhar passo a passo o processo de ensino aprendizagem, a fim de constatar progressos e ou dificuldades, reorientando o trabalho pedagógico para ... -
Psicanálise e educação: a posição do professor e a noção de sedução no filme “O sorriso de Mona Lisa”
(2009-12-05)Este trabalho, fruto do curso de Pós-Graduação a Distância em Gestão Educacional, pela Universidade de Santa Maria, buscou articular duas áreas do saber: psicanálise e educação, tentando aproximar dois campos que olham ... -
Recém-nascidos de alto risco para problemas no desenvolvimento neuro-psico-motor: um estudo sobre a intervenção especializada recebida após alta hospitalar
(2005)O trabalho de estimulação essencial é importante a qualquer criança, com ou sem atraso no seu desenvolvimento, contudo, ganha maior significado quando se trata de crianças com algum atraso no seu desenvolvimento ... -
Processo de formação de leitores: interações em sala de aula
(2009-12-05)Esta pesquisa busca analisar a concepção de leitura dos alunos de 2º ano que frequentam o ensino médio de uma Escola Pública do Município de Sarandi/RS e elaborar estratégias de como trabalhar a leitura com os referidos ... -
Dificuldades e transtornos no desenvolvimento da leitura e escrita
(2005-03-18)O presente trabalho traz reflexões sobre as causas das dificuldades e transtornos no desenvolvimento da leitura e escrita, quais os fatores desses transtornos, e, quais as possibilidades e soluções para esses problemas. ... -
O processo de inclusão de alunos com déficit cognitivo nos anos iniciais do ensino fundamental
(2007)A escola tem como papel fundamental, desenvolver as potencialidades de seus educandos, incentivando o senso crítico, a responsabilidade social, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, vinculada à liberdade ... -
Inclusão educacional de alunos com deficiência: o estudo de uma realidade
(2005-03-18)Este trabalho é uma pesquisa do tipo estudo de caso, realizada em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Caçapava do Sul, RS. Objetivamos analisar como o processo de inclusão é percebido pelos ... -
Política de formação de professores na educação inclusiva
(2010)O presente artigo propõe fazer uma reflexão sobre a atuação dos professores na educação inclusiva, e também, contempla questões sobre a escola inclusiva na diversidade, seus enfoques teóricos e legais, entendendo-o como ... -
Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita
(2005-03)O presente trabalho aborda o tema Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita, propondo-se a análise de quais as causas dessas dificuldades e apontando as possíveis soluções para estes problemas. Este tema foi ... -
As contribuições da educação psicomotora reflexiva para as crianças com dificuldade de aprendizagem
(2007)No presente artigo, apresentam-se algumas noções que contemplam o conceito de educação psicomotora, as funções psicomotoras e o desenvolvimento infantil, descritos através dos seguintes aspectos: coordenação, esquema ... -
O processo educacional de uma aluna com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
(2007-11-24)A escola para a maioria das crianças brasileiras é o espaço de acesso aos conhecimentos universais e sistematizados, ou seja, é o lugar que vai lhes proporcionar condições de se desenvolver e de tornar-se cidadãos, alguém ... -
A formação continuada de professores e a sua contribuição para uma prática pedagógica comprometida com o processo ensino - aprendizagem inclusivo
(2010-12-20)O presente artigo monográfico tem como foco a formação continuada de professores e sua contribuição para uma prática pedagógica comprometida com o processo ensino-aprendizagem inclusivo. Para tanto, utilizou-se como ... -
Preguiça? Desatenção? Indisciplina? Não. Pode ser dislexia.
(2007)Esta pesquisa objetiva discutir a questão da dislexia, enfocando suas definições, procurando descrever as causas, as características principais e evolução dos transtornos de leitura, bem como avaliar o papel da família e ... -
Dificuldades de aprendizagem escolar em crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e impulsividade - TDAH
(2007-12-01)O presente estudo abordou o tema - Dificuldades de Aprendizagem escolar em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Impulsividade - TDAH, desenvolvendo a pesquisa a partir de um estudo de caso numa ... -
Educação inclusiva e formação continuada: relações necessárias
(2009-08-07)Diante da regulamentação de políticas públicas e da busca de uma educação de qualidade para todos, é fundamental tratar da temática da educação inclusiva. Com esta pesquisa procurou-se investigar quais os desafios ...