Estratégias pedagógicas para o ensino de cartografia em uma escola pública de Santa Maria, RS
Resumo
A pesquisa desenvolvida abordou sobre o ensino de Cartografia no Ensino Fundamental da rede
pública da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul (RS). Para isso, destacou-se como os
docentes da rede pública veem essa temática e com base nessas percepções procurou-se propor
atividades alternativas para o ensino de Cartografia. A escola escolhida para a elaboração e o
desenvolvimento da proposta foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gomes
Carneiro, localizada no bairro Noal. Para o reconhecimento do cenário estudado, foram
levantados dados, por meio de questionários, com os docentes de escolas públicas, os quais
embasaram a proposição da atividade pedagógica. Para a avaliação dessa, fez-se um
questionário preliminar e um posterior, e analisaram-se os relatos da docente da turma,
buscando relacionar com as demandas apresentadas pelo grupo base de professores. De posse
dos resultados, as lacunas e fragilidades foram identificadas e debatidas, o que sistematizou o
roteiro das atividades complementares propostas como estratégia de ensino de Cartografia, a
ser enviada a todos os participantes da fase inicial da proposta. Concluiu-se, assim, que a
atividade desenvolvida colaborou com as demandas identificadas pelos professores de
Geografia, bem como para a aprendizagem dos estudantes envolvidos na testagem da proposta
pedagógica sistematizada.