Ensino da língua estrangeira (francês) nas escolas estaduais de Fortaleza - proposta de uma visão mais globalizada para a gestão participativa
Resumo
O presente trabalho pretende mostrar a importância da introdução da língua francesa no currículo escolar do Ensino Médio em duas escolas estaduais do Ceará. O direito de escolha da língua estrangeira a ser estudada não só está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais bem como possibilita novas oportunidades de crescimento profissional e pessoal aos estudantes. A matriz curricular deve ser construída no coletivo da escola, através da autonomia didático-pedagógica de acordo com a Constituição Federal de 1988 e a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/1996). A imposição da Língua Inglesa não mais cabe atualmente, visto que esse fato deu-se em um período histórico em que a democracia não permitia a discussão para melhoria educacional. Tal abertura por parte dos Gestores Escolares indica uma visão ampla e globalizada de futuro e permite grande avanço no conceito de gestão participativa contemporânea.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1003]