Interlocução entre escola e família: aplicativo em dispositivo móvel como proposta de mediação para um ambiente de comunicação, interação e colaboração
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Data
2023-08-18Primeiro membro da banca
Bulegon, Ana Marli
Segundo membro da banca
Rocha, Karla Marques da
Metadata
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A presente dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em
Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),
especificamente na linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias
Educacionais em Rede, aborda como tema central a relação de dialogicidade entre
Escola e Família representada por meio de uma prática pedagógica colaborativa. Para
o desenvolvimento da pesquisa foi usada uma investigação exploratória, com uma
abordagem qualitativa, sendo que a metodologia adotada é a pesquisa-ação proposta
por Thiollent (1986). O problema de pesquisa, portanto, se configura através da
seguinte questão: como um Jornal Escolar digital interativo e compartilhado em um
dispositivo móvel contribui com a comunidade escolar aproximando a família da
escola? O objetivo é analisar as contribuições de um Jornal Escolar digital,
compartilhado em dispositivo móvel, de aproximar a comunidade escolar por meio de
um ambiente voltado para interação, colaboração e reflexão. Para a coleta de dados
foram utilizadas as seguintes técnicas: resumos de reuniões, observações e
anotações feitas pelo pesquisador, diários de campo, resgates narrativos e opiniões
do grupo. A coleta de dados qualitativos aprimora e esclarece os resultados
apresentados na pesquisa conduzida junto à comunidade da Escola Básica Estadual
Érico Veríssimo em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Na sequência, são discutidos e
ordenados alguns resultados da pesquisa enfatizando que os processos
comunicacionais ressignificados em articulação com as práticas da educomunicação
e as tecnologias educacionais em rede, fornecem elementos importantes para criação
de um ambiente integrativo e colaborativo. E que as relações de diálogo nos
ecossistemas comunicativos possibilitam a construção e reconstrução do
conhecimento de maneira coletiva. Com a criação do aplicativo Jornal Educom como
produto pedagógico, estima-se ampliar os momentos de diálogo junto à comunidade
escolar no debate sobre temáticas sociais de interesse comum.
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