A naturalização do mito da democracia racial em livro didático de língua inglesa do ensino médio
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Data
2023-04-14Primeiro membro da banca
Xavier, João Paulo
Segundo membro da banca
Nascimento, Roséli
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O ensino de racialidade e identidade étnica nas escolas tem grande significado social, uma
vez que grupos étnicos minoritários são influenciados por discursos e práticas racistas
diariamente. Dessa forma, destacamos o ensino democrático deve não só acolher essa
pluralidade racial, como também deve agir na construção de uma identidade positiva para
não-brancos. Partindo do pressuposto de que as identidades são construções sociais, este
estudo tem como objetivo investigar como as relações étnico-raciais e o ensino de história e
da cultura afro-brasileira, africana – previstas na lei Federal nº 10.639/2003 – são abordadas
em um livro didático de língua inglesa aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático
(2021). Nesse sentido, buscamos investigar como a identidade racial negra é representada
nesse livro didático de língua inglesa, produzido para o Ensino Médio. Para subsidiar
teoricamente a realização dessa investigação, utilizamos a Pedagogia dos Letramentos (NEW
LONDON GROUP, 1996; ROJO, 2012; KALANTZIS; COPE, 2020), destacando
particularmente sua contribuição para o ensino do Letramento Racial Crítico e, para a análise
de livros didáticos, destacamos igualmente as contribuições da Análise Crítica de Gênero
(MOTTA-ROTH, 2008; MOTTA-ROTH; HEBERLE, 2015; FAIRCLOUGH, 1992). Para
identificarmos em que medida e como o LD explora as identidades étnico-raciais ao longo de
suas unidades, esta pesquisa qualitativa procurou examinar como os textos verbais e nãoverbais que compõem as unidades instanciam essas identidades. Isto é, buscamos identificar
como os textos verbais e não-verbais são utilizados para o ensino das relações étnico-raciais.
Partindo dessa premissa, focalizamos especialmente a instância das Relações proposta por
Halliday e Hasan (1989), procurando destacar a agência assumida pela identidade negra nos
textos verbais e, para os textos não-verbais, adaptamos a matriz do Letramento Visual
Crítico, proposta por Xavier (2019), uma vez que estipula perguntas-guias que buscam
desenvolver a criticidade interpretativa. Os resultados mostraram que a identidade racial
negra ocupa espaço relevante na construção das unidades didáticas, que exploram,
particularmente nos textos não-verbais, representações de caráter realista, na medida em que
utilizam fotografias de pessoas reais, evitando as caricaturas ou figuras infantilizadas, como
desenhos animados artificiais. Entretanto, apesar da presença recorrente da identidade racial
negra na obra, além de ser pouco problematizada, é recorrentemente explorada em harmonia
com outras identidades, construindo uma representação artificial e superficial dessas relações
sociais e corroborando para a naturalização do mito da democracia racial.
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