A importância estratégica das Relações Públicas: um estudo de caso sobre a Associação Empresarial de Frederico Westphalen (AEFW)
Resumo
Este estudo de caso da Associação Empresarial de Frederico Westphalen (AEFW), de abordagem qualitativa, utilizou técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas estruturadas como forma de responder a problemática se a AEFW considera as Relações Públicas estratégica para as Associações Comerciais. Para dar conta de responder a problemática, o objetivo geral desse estudo de abordagem qualitativa visa verificar se a AEFW considera as Relações Públicas estratégica, tendo como objetivos específicos: 1. Averiguar quais são os processos de comunicação utilizados na AEFW; 2. Entender quais são as competências essenciais do profissional de Relações Públicas, com ênfase em sua atuação em Assessorias; 3. Comparar se existe uma co-relação entre os processos de comunicação utilizados na AEFW com as competências essenciais do profissional de Relações Públicas e 4. Analisar quais competências essenciais não estão sendo realizadas e a validade de tê-las em uso. Para conceber a compreensão da problemática, no primeiro capítulo buscou-se contextualizar de forma sucinta o surgimento das associações Comerciais e Empresariais no Brasil. O segundo capítulo teve como objetivo apresentar um arcabouço teórico das competências essenciais do profissional de Relações Públicas, com ênfase em sua atuação nas Assessorias. O terceiro capítulo argumenta sobre a análise e interpretação dos dados. Por meio da análise e interpretação dos dados obtidos, pode-se concluir que a função de Relações Públicas desempenha um papel estratégico fundamental para as Associações Comerciais. Dado que a AEFW realiza uma ampla gama de processos e atividades que necessitam um profissional qualificado para planejá-las e executá-las com excelência. Nesse contexto, o profissional de Relações Públicas desempenha um papel estratégico ao implementar pesquisas, planejar e executar ações de comunicação, visando estabelecer um relacionamento mais efetivo com os públicos, portanto, o estudo realizado revela que existe uma percepção de que a AEFW considera a área de Relações Públicas estratégica. No entanto, não há ações concretas que comprovem essa percepção.
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