Ageísmo em estudantes de odontologia das universidades federais do Rio Grande do Sul – um estudo multicêntrico
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Data
2023-10-04Primeiro membro da banca
Giordani, Jessye Melgarejo do Amaral
Segundo membro da banca
Duarte, Gustavo de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O ageísmo é um fenômeno multifacetado, socialmente construído e altamente nocivo para a
sociedade como um todo, com efeitos deletérios mais pronunciados na saúde mental e qualidade
de vida de idosos. A educação gerontológica e o contato intergeracional são estratégias
comprovadamente eficazes no combate ao ageísmo, principalmente quando direcionadas a
adolescentes e jovens adultos em idade universitária. Neste contexto, o objetivo deste estudo é
investigar a associação entre educação gerontológica e contato intergeracional com o ageísmo
em estudantes de Odontologia. Para tanto, a pesquisa foi dividida em 2 fases: 1) identificação
da educação gerontológica nos Cursos estudados, através de análise documental e 2)
levantamento do contato intergeracional e ageísmo na amostra, através de um questionário
contendo uma escala de ageísmo (ASDS-Braz). A amostra envolveu estudantes matriculados
no último ano de graduação dos Cursos de Odontologia das Instituições de Ensino Superior
(IES) federais do Rio Grande do Sul. Para análise do desfecho (ageísmo), segundo as variáveis
contextuais (IES– nível 1) e individuais (indivíduos – nível 2), foi realizada Regressão de
Poisson em multinível. Os resultados são apresentados com intervalo de confiança de 95%.
Estudantes cuja IES apresenta a educação gerontológica como um eixo transversal de ensino
demonstraram ter de 13% menos chance de apresentar ageísmo que estudantes de uma IES que
apresenta disciplinas pontuais e específicas envolvendo a temática gerontológica. Além disso,
o estudante que relata uma relação ruim com a pessoa idosa familiar chega a ter 45% mais
chance de apresentar ageísmo que aquele com uma ótima relação. Os resultados deste estudo
permitem concluir que há escassez de educação em gerontologia na formação de cirurgiõesdentistas, sugerindo-se que a incorporação desse conhecimento de forma transversal nos
currículos de Odontologia possa ser efetiva na redução do ageísmo nos estudantes. Além disso,
fortalecer aspectos positivos de relacionamento intergeracional parece ser uma forte estratégia
de combate ao ageísmo nessa população.
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