dc.contributor.advisor | Kaminski, Silvana Tabarelli | |
dc.creator | Macêdo, Ana Marcia Ribeiro de Miranda | |
dc.date.accessioned | 2017-07-03T13:36:43Z | |
dc.date.available | 2017-07-03T13:36:43Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3042 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This paper discusses how the teacher works with the technological resources, and to identify the difficulties they have to use the resources. The research took place in State College Dom Pedro I in New Deal, Tocantins. For this, we sought to determine if teachers have difficulties to make use of technological means provided by the school, identifying the use of technological resources assist in student learning as well as having studied the lesson plan for each teacher researched in order to identify if there advance planning in the use of technological resources and for what purpose. The methodology used was case study focused on the institution and the State Public Dom Pedro I, located in the City of New Accord. Among the main results is pointed out that teachers use technology in school, but the equipment does not meet the requirements of all teachers. In addition, there is no school surveyed professionals prepared to help them in boosting school. Thus, it was concluded that the use of technology, particularly computers, is still low. The lack of professionals using the computer lab for the development of classes. Basically, students use computers to access the internet in order to make content searches for work in the disciplines. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Efeitos das tecnologias educacionais, da informação e comunicação na gestão educacional em escolas estaduais no Tocantins: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | Effects of technology education, information and communication in management education in schools in the state Tocantins: a case study | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho discute como o professor trabalha com os recursos tecnológicos, além de verificar as dificuldades que eles possuem em utilizar os recursos. A pesquisa aconteceu no Colégio Estadual Dom Pedro I em Novo Acordo, Tocantins. Para isso, buscou-se verificar se os professores apresentam dificuldades para fazer uso dos meios tecnológicos disponibilizados pela escola; identificar se o uso dos recursos tecnológicos auxiliam na aprendizagem discente além de ter analisado o plano de aula de cada professor pesquisado, buscando identificar se há planejamento prévio no uso de recursos tecnológicos e para que fim. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso e focalizou a Instituição Pública Estadual Dom Pedro I, situada no Município de Novo Acordo. Dentre os principais resultados salienta-se que os professores utilizam as tecnologias na escola, porém os equipamentos não suprem as necessidades de todos os docentes. Além disso, não há na escola pesquisada profissionais preparados para ajudá-los na dinamização das aulas. Assim, concluiu-se que o uso de tecnologias, principalmente de computadores, ainda é reduzida. A falta de profissionais o uso do laboratório de informática para o desenvolvimento das aulas. Basicamente, os alunos utilizam computadores para acessar a internet com o intuito de fazer pesquisas de conteúdo para trabalho nas disciplinas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |