Efeitos das tecnologias educacionais, da informação e comunicação na gestão educacional em escolas estaduais no Tocantins: um estudo de caso
View/ Open
Date
2011-09-17Author
Macêdo, Ana Marcia Ribeiro de Miranda
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente trabalho discute como o professor trabalha com os recursos tecnológicos, além de verificar as dificuldades que eles possuem em utilizar os recursos. A pesquisa aconteceu no Colégio Estadual Dom Pedro I em Novo Acordo, Tocantins. Para isso, buscou-se verificar se os professores apresentam dificuldades para fazer uso dos meios tecnológicos disponibilizados pela escola; identificar se o uso dos recursos tecnológicos auxiliam na aprendizagem discente além de ter analisado o plano de aula de cada professor pesquisado, buscando identificar se há planejamento prévio no uso de recursos tecnológicos e para que fim. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso e focalizou a Instituição Pública Estadual Dom Pedro I, situada no Município de Novo Acordo. Dentre os principais resultados salienta-se que os professores utilizam as tecnologias na escola, porém os equipamentos não suprem as necessidades de todos os docentes. Além disso, não há na escola pesquisada profissionais preparados para ajudá-los na dinamização das aulas. Assim, concluiu-se que o uso de tecnologias, principalmente de computadores, ainda é reduzida. A falta de profissionais o uso do laboratório de informática para o desenvolvimento das aulas. Basicamente, os alunos utilizam computadores para acessar a internet com o intuito de fazer pesquisas de conteúdo para trabalho nas disciplinas.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: