dc.contributor.advisor | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.creator | Mai, Leila Cristina | |
dc.date.accessioned | 2017-07-03T13:51:18Z | |
dc.date.available | 2017-07-03T13:51:18Z | |
dc.date.issued | 2011-01-15 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3043 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study monographic systematizes questions about the literacy process in school context, through a study conducted with teachers managers of a municipal school of Tapera/RS. THE objective of this study came to meet the anxieties and difficulties encountered by the researcher at the beginning of the school year when it was proposed work as literacy trainer. Thus, aimed-, with the research, to investigate the literacy process in the context of school management, specifically in the Municipal School of Basic Education President Costa e Silva, located in the municipality of Tapera/RS. In order to meet this objective, sought-identify the school's role in this process, with a view that it is extremely important and must be contemplated in schools to guarantee a better novitiate students. With a qualitative approach, the research was characterized as a case study. Data were collected through questionnaires answered by three teachers managers. With the search found-that the teachers managers promote meeting with the group and where are the relation between theory and practice experienced by pupils and teachers. Therefore, considers-fundamental the commitment of the school and its role in the training of individuals. literacy of students is commitment by all school managers, and the school also needs take responsibility for integral development of its students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | O processo de alfabetização no contexto escolar: um estudo com professores gestores | por |
dc.title.alternative | The literacy process in the context school: a study with teachers managers | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo monográfico sistematiza questões sobre o processo de alfabetização no contexto escolar, através de uma pesquisa realizada com professores gestores de uma escola municipal de Tapera/RS. O objetivo do estudo veio ao encontro das ansiedades e dificuldades encontradas pela pesquisadora no início do ano letivo quando lhe foi proposto o trabalho como alfabetizadora. Assim, objetivou-se, com a pesquisa, investigar o processo de alfabetização no contexto da gestão escolar, especificamente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Costa e Silva, localizada no município de Tapera/RS. A fim de atender esse objetivo, buscou-se identificar o papel da escola nesse processo, tendo em vista que o mesmo é de suma importância e como deve ser contemplado nas escolas para garantir um melhor aprendizado discente. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi caracterizada como um estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionários respondidos por três professores gestores. Com a pesquisa, constatou-se que os professores gestores promovem encontro com o grupo e sempre fazem a relação entre teoria e prática vivenciada pelos alunos e professores. Portanto, considera-se fundamental o compromisso da escola e do seu papel na formação dos indivíduos. A alfabetização dos alunos é compromisso de todos os gestores escolares, sendo que a escola também necessita se responsabilizar pelo desenvolvimento integral de seus alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |