O processo de alfabetização no contexto escolar: um estudo com professores gestores
Resumo
O presente estudo monográfico sistematiza questões sobre o processo de alfabetização no contexto escolar, através de uma pesquisa realizada com professores gestores de uma escola municipal de Tapera/RS. O objetivo do estudo veio ao encontro das ansiedades e dificuldades encontradas pela pesquisadora no início do ano letivo quando lhe foi proposto o trabalho como alfabetizadora. Assim, objetivou-se, com a pesquisa, investigar o processo de alfabetização no contexto da gestão escolar, especificamente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Costa e Silva, localizada no município de Tapera/RS. A fim de atender esse objetivo, buscou-se identificar o papel da escola nesse processo, tendo em vista que o mesmo é de suma importância e como deve ser contemplado nas escolas para garantir um melhor aprendizado discente. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi caracterizada como um estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionários respondidos por três professores gestores. Com a pesquisa, constatou-se que os professores gestores promovem encontro com o grupo e sempre fazem a relação entre teoria e prática vivenciada pelos alunos e professores. Portanto, considera-se fundamental o compromisso da escola e do seu papel na formação dos indivíduos. A alfabetização dos alunos é compromisso de todos os gestores escolares, sendo que a escola também necessita se responsabilizar pelo desenvolvimento integral de seus alunos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: