Entre cânone e marginalização: o ensino de Literatura Africana e Afro-Brasileira no livro didático do Ensino Médio
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar o letramento em literatura afro-brasileira por meio do livro didático no ensino médio, embasando-se na lei n. 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da cultura africana e afro-brasileira na educação básica. Intitulado "Entre Cânone e Marginalização: o ensino de literatura africana e afro-brasileira no livro didático do ensino médio", o estudo aborda a importância do livro didático no desenvolvimento literário dos alunos e a compreensão da literatura afro-brasileira e sua classificação. A pesquisa analisa dois capítulos do livro didático do ensino médio, que buscam promover a diversidade cultural. Para isso, a pesquisa é dividida em três capítulos: 1. Relação entre o livro didático e o letramento literário; 2. Conceito de literatura afro-brasileira; 3. Análise das unidades do livro didático do ensino médio. Os resultados esperados revelam que o livro didático ainda prioriza predominantemente obras de autores brancos, apesar da tentativa de abordar a diversidade cultural, evidenciando a dificuldade em trabalhar e abordar obras de origem africana. Destaca-se, assim, a importância de compreender, disseminar e promover o letramento, além de modernizar e consolidar práticas relacionadas às literaturas africanas e afro-brasileiras no ambiente escolar, seja por meio dos professores ou de ferramentas educacionais consideradas padrão e fundamentais.