Acústica de museus: uma proposta metodológica para subsídio ao processo projetual de salas com exposições permanentes
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Data
2023-09-27Primeiro coorientador
Melo, Viviane Suzey Gomes de
Primeiro membro da banca
Niemeyer, Maria Lygia Alves de
Segundo membro da banca
Tenenbaum, Roberto Aizik
Terceiro membro da banca
Bertoli, Stelamaris Rolla
Quarto membro da banca
Michalsk, Ranny Loureiro Xavier Nascimento
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Museus são espaços de memória, apreciação e, muito importante para se destacar,
transmissão de conhecimento. Devido à variabilidade de tipologia de museus, o estudo
da acústica desses espaços deve estar alinhado às necessidades do modelo expositivo.
O objetivo desta tese é estabelecer parâmetros acústicos e de projeto para essas edificações, de modo a encontrar o equilíbrio entre reverberação, inteligibilidade a curtas
distâncias e o decaimento da fala, a partir da caracterização acústica de museus de exposições permanentes. Os parâmetros de escritórios de planta livre foram adotados,
assim como a metodologia de ensaios. Foram estudados dois museus de exposições
permanentes com tipologias arquitetônicas diferentes. A Pinacoteca de São Paulo é um
museu instalado numa edificação centenária de estilo neoclássico e que originalmente
abrigava uma escola, a qual foi revitalizada para se tornar museu. Possui salas no modelo galeria. O Museu de Arte de São Paulo (MASP) teve sua edificação construída
com o propósito de ser um museu, com estilo modernista. O método expositivo é contemporâneo, em que as obras são expostas em cavaletes de vidro. Realizou-se ensaios
em ambos os museus para caracterização acústica e modelagem tridimensional, o que
permitiu o desenvolvimento de propostas de cenários que contribuem para a melhoria da qualidade acústica desses espaços. Foram analisados o índice de transmissão da
fala (STI) para nativos e não nativos, distância de distração (rD), clareza (C50), tempo
de reverberação, e nível da fala ponderado em A (LP,A,S). Os parâmetros STI e rD se
mostraram satisfatoriamente aplicáveis para museus com tipologia de exposições permanentes. O tempo de reverberação deve estar associado aos parâmetros de inteligibilidade e distância de distração e tem colaboração na fase de processo projetual. Os
resultados do parâmetro clareza (C50) foram superestimados, enquanto o LP,A,S apresentou pouca alteração entre os receptores. A metodologia de ensaios de escritórios
de planta livre pode ser aplicada em museus. Conclui-se que não é necessário usar as
propostas com maior área de absorção aparente (AT), uma vez que aumentam a inteligibilidade por toda a sala, o que não é o caso para museus. Como perspectiva de
trabalhos futuros, é possível prosseguir com a investigação com estudos subjetivos.
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