Atividades didáticas investigativas de ondulatória: potencialidades para o engajamento dos estudantes de ensino médio
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Data
2023-09-29Primeiro membro da banca
Vidmar, Muryel Pyetro
Segundo membro da banca
Paniz, Catiane Mazocco
Terceiro membro da banca
Cunha, Alexander Montero
Quarto membro da banca
Zambon, Luciana Bagolin
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente tese de doutorado constitui-se em investigar as potencialidades de engajamento
dos estudantes por meio do estudo de um conjunto de atividades didáticas (ADs)
implementadas nas aulas de Física no retorno presencial em uma escola pública de Santa
Maria/RS, após a pandemia de Covid-19. Nessa perspectiva, desenvolvemos,
implementamos e avaliamos seis ADs – baseadas em ensino por investigação que, segundo
Carvalho (2013), estimula o questionamento, o planejamento, a recolha de evidências, as
explicações com bases nas evidências e a comunicação. Sob essa ótica, as ADs surgem com
uma excelente alternativa para potencializar e flexibilizar o aprendizado, tornando o
estudante sujeito ativo do processo de aprendizagem. Considerando essa constatação,
propusemos o seguinte problema de pesquisa: Em que medida a estruturação de ADs
investigativas de Física podem contribuir para potencializar o engajamento dos estudantes
de ensino médio no contexto do retorno às aulas presenciais? A fim de responder o
problema de pesquisa e alcançar os objetivos propostos, utilizaremos, para nortear o nosso
trabalho, a concepção de pesquisa baseada na metodologia Education Design Research
(EDR). Na prática, na primeira etapa da pesquisa baseada em EDR, partimos de um
problema real de contexto concreto de ensino e aprendizagem. Nas próximas etapas, como
princípios de design, planejamos, implementamos e avaliamos as ADs. Por fim, fizemos as
devidas reflexões e avaliações quanto ao processo, apontando algumas dificuldades em
relação à aplicação. Os resultados obtidos permitiram concluir que a sequência de ADs
cumpre com o seu objetivo principal de propiciar o engajamento dos estudantes no estudo
da Física no retorno aos estudos presenciais após o período de estudos remoto e híbrido
durante a pandemia de Covid-19. A partir da análise do questionário de opinião referente
às ADs e da análise das problematizações investigativas propostas nas atividades,
evidenciamos que as ADs são consideradas interessantes e apresentam potencialidades de
aplicação e engajamento disciplinar produtivo.
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