Educação financeira dos docentes: uma análise a partir do projeto sumo educacional
Resumo
O estudo aborda a importância da educação financeira no contexto econômico atual e a necessidade de preparar os professores para ensinar esse tema nas escolas. O Sumo Educacional é uma iniciativa que busca capacitar professores de escolas públicas por meio do uso de jogos como estratégia de ensino, nesse sentido a gamificação é uma abordagem eficaz para engajar e motivar os participantes, contribuindo para um melhor aprendizado e compreensão dos conceitos financeiros. O objetivo geral do estudo é analisar como as ações do Sumo Educacional contribuíram para o conhecimento financeiro dos professores, para isso analisa o conhecimento financeiro dos professores antes e após as ações do projeto e busca observar como eles estão repassando o conhecimento aos alunos e avaliar os resultados do projeto no ensino da educação financeira nas escolas. A pesquisa foi conduzida no estado do Rio Grande do Sul, envolvendo professores de escolas públicas da Oitava Coordenadoria de Educação Regional, localizada em Santa Maria. A coleta de dados ocorreu ao longo de 4 meses, iniciando-se antes do curso e estendendo-se até dois meses após seu término. Foram utilizados dois questionários como instrumento de coleta de dados. O primeiro questionário foi aplicado antes do curso e incluiu perguntas sobre conhecimento financeiro, comportamento financeiro, perfil dos professores e experiência profissional. O segundo foi aplicado ao final do curso, com questões sobre conhecimento financeiro, expectativas em relação à aplicação dos conhecimentos, e percepção dos temas abordados. Os dados foram analisados utilizando estatísticas descritivas, para caracterizar o perfil e comportamento dos participantes, teste de Mann-Whitney para comparar grupos com base em características individuais e análise de dados em painel para observar mudanças ao longo do tempo utilizando-se do modelo de efeitos fixos e efeitos aleatórios. A metodologia proporcionou uma análise abrangente do impacto do curso, considerando diversas influências sobre o conhecimento financeiro dos participantes. Os softwares SPSS 26.0.0 e Stata foram utilizados para processar os dados e realizar as análises estatísticas. A amostra, composta principalmente por professores do sexo feminino com idade predominantemente até 50 anos, revelou um grupo diversificado em termos de renda, escolaridade e experiência prévia em educação financeira. Como resultado, identifica-se que o curso contribuiu para a melhoria do método de ensino, impactando o aprendizado dos professores e ampliando as habilidades financeiras dos alunos. Observou-se, em geral, um aumento na confiança dos professores ao lecionar e uma percepção de melhora do conhecimento em diversas temáticas, destacando assim a contribuição deste estudo para a expansão e aprimoramento de programas de educação financeira nas escolas.
Coleções
- TCC Ciências Econômicas [134]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: