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dc.contributor.advisorBolfe, Sandra Ana
dc.creatorSantiago, Gabriela Lançanova
dc.date.accessioned2023-12-27T10:25:52Z
dc.date.available2023-12-27T10:25:52Z
dc.date.issued2023-12-15
dc.date.submitted2023-12-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30980
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação inicial de professores; Residência Pedagógica; Teoria e prática; Pandemia.por
dc.titleFormação Inicial De Professores: As Contribuições Do Programa De Residência Pedagógica Em Geografia Na Articulação Teoria E Prática Pós-Pandemiapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoA formação inicial proporciona o conhecimento teórico aos professores, ao passo que possibilita que se familiarizem com as práticas educacionais auxiliando no desenvolvimento de habilidades vitais para o exercício da docência. Contudo, no ano de 2020 a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) exigiu uma transição abrupta para o ensino remoto, interrompendo as atividades presenciais nas escolas e universidades, assim, desalinhando a articulação entre teoria e prática. Diante desse cenário, o trabalho tem por objetivo geral reconhecer de que forma o Programa de Residência Pedagógica contribuiu para a formação inicial de professores, com ênfase na articulação teoria e prática no período pós-pandemia, compreendido a partir do ano de 2022. Dentre os objetivos específicos, buscou-se conhecer e traçar o perfil dos professores-residentes do subprojeto de Geografia do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Santa Maria, contemplados pelo edital nº 036/2022; Identificar as lacunas deixadas no processo de formação inicial devido ao período de pandemia; Buscar os objetivos do Programa de Residência Pedagógica e compreender sua relação com as atividades desenvolvidas pelos professores-residentes. Para isso, foi realizada a revisão bibliográfica no ResearchGate e no Google Acadêmico, tendo como principais conceitos pesquisados a formação inicial de professores, formação inicial pós-pandemia, Programa de Residência Pedagógica, articulação teoria e prática, e relação teoria e prática. Além de buscas nos sites institucionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As informações levantadas constituíram o referencial teórico e serviram como base para a estruturação dos formulários. Os formulários contaram com um total de 16 questões e tiveram como público-alvo os professores-residentes das escolas-campo Colégio Estadual Profª Edna May Cardoso, Escola Estadual de Ensino Médio Santa Marta e Escola Estadual de Educação Básica Profª Margarida Lopes. Os dados coletados foram distribuídos e analisados em quatro segmentos: perfil dos professores residentes, impactos da pandemia do coronavírus na formação inicial de professores, práticas no Programa de Residência Pedagógica pós-pandemia e contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a formação de professores pós-pandemia. Desta forma, foi possível identificar as lacunas, ao passo que se observou uma expressiva melhora no grau de satisfação dos residentes, o que se tornou possível por meio das contribuições do Programa de Residência Pedagógica, considerado por todos os participantes como um contribuinte ativo na formação inicial de professores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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