Formação Inicial De Professores: As Contribuições Do Programa De Residência Pedagógica Em Geografia Na Articulação Teoria E Prática Pós-Pandemia
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Data
2023-12-15Autor
Santiago, Gabriela Lançanova
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A formação inicial proporciona o conhecimento teórico aos professores, ao passo
que possibilita que se familiarizem com as práticas educacionais auxiliando no
desenvolvimento de habilidades vitais para o exercício da docência. Contudo, no
ano de 2020 a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) exigiu uma transição
abrupta para o ensino remoto, interrompendo as atividades presenciais nas escolas
e universidades, assim, desalinhando a articulação entre teoria e prática. Diante
desse cenário, o trabalho tem por objetivo geral reconhecer de que forma o
Programa de Residência Pedagógica contribuiu para a formação inicial de
professores, com ênfase na articulação teoria e prática no período pós-pandemia,
compreendido a partir do ano de 2022. Dentre os objetivos específicos, buscou-se
conhecer e traçar o perfil dos professores-residentes do subprojeto de Geografia do
Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Santa Maria,
contemplados pelo edital nº 036/2022; Identificar as lacunas deixadas no processo
de formação inicial devido ao período de pandemia; Buscar os objetivos do
Programa de Residência Pedagógica e compreender sua relação com as atividades
desenvolvidas pelos professores-residentes. Para isso, foi realizada a revisão
bibliográfica no ResearchGate e no Google Acadêmico, tendo como principais
conceitos pesquisados a formação inicial de professores, formação inicial
pós-pandemia, Programa de Residência Pedagógica, articulação teoria e prática, e
relação teoria e prática. Além de buscas nos sites institucionais da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior (CAPES). As informações levantadas constituíram o referencial
teórico e serviram como base para a estruturação dos formulários. Os formulários
contaram com um total de 16 questões e tiveram como público-alvo os
professores-residentes das escolas-campo Colégio Estadual Profª Edna May
Cardoso, Escola Estadual de Ensino Médio Santa Marta e Escola Estadual de
Educação Básica Profª Margarida Lopes. Os dados coletados foram distribuídos e
analisados em quatro segmentos: perfil dos professores residentes, impactos da
pandemia do coronavírus na formação inicial de professores, práticas no Programa
de Residência Pedagógica pós-pandemia e contribuições do Programa de
Residência Pedagógica para a formação de professores pós-pandemia. Desta
forma, foi possível identificar as lacunas, ao passo que se observou uma expressiva
melhora no grau de satisfação dos residentes, o que se tornou possível por meio das
contribuições do Programa de Residência Pedagógica, considerado por todos os
participantes como um contribuinte ativo na formação inicial de professores.
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