Navegação Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 16-35 of 292
-
Os bebês sujeitos de direitos: retratadas nas práticas pedagógicas
(2020-01-09)A presente pesquisa constrói-se a partir de indagações e reflexões relacionadas aos bebês e crianças bem pequenas e como estes emergem nas práticas pedagógicas. Desta forma, como apreender as sutilezas do cotidiano e ... -
O caderno de educação do campo: possibilidades de reflexão sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
(2014-05-26)Este trabalho se configura como um estudo bibliográfico que se volta para a temática sobre os Cadernos de Educação do Campo trabalhado no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no ano de 2013, com o intuito de ... -
O cinema na dimensão pedagógica da gestão escolar
(2019-08-20)Este trabalho de monografia buscou compreender como a formação continuada de professores tendo o dispositivo formativo do cinema interfere no lugar dessa arte na gestão pedagógica da escola. A pesquisa é de natureza ... -
Como fazer vazar os livros didáticos: artes visuais como educação menor
(2019-08-22)As linhas desta monografia se propõem a traçar caminhos desenhados durante experiências docentes na escola privada de Ensino Fundamental e anos Iniciais Pedacinho de Céu, localizada na cidade de Santa Maria, RS. Costura ... -
Como os professores gestores podem participar da formação do cidadão
(2005)Trata o presente trabalho o tema cidadania e educação, no qual se enfoca as questões históricas relacionadas ao conceito de cidadania. Situa-se a relação entre a escola e a necessidade de formar o cidadão a partir das ... -
Comprometimento político do professor de Geografia como membro da gestão escolar
(2005-08-22)Este trabalho monográfico apresenta o posicionamento político das duas professoras de Geografia da única escola estadual de Ensino Médio do município de Restinga Seca/RS. Utilizando o conceito de espaço dos possíveis de ... -
Comunidade e escola: a participação necessária
(2005-03-18)Este trabalho é uma pesquisa do tipo estudo de caso, realizada com a comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dagoberto Barcellos, de Caçapava do Sul, RS. Objetivamos identificar a visão que a referida comunidade ... -
Comunidade surda no município de torres: ressonâncias históricas, políticas e educacionais
(2021-12-07)As comunidades surdas têm sido espaços de importância reconhecida para a constituição dos sujeitos surdos a partir de referenciais linguísticos e culturais. O fortalecimento tanto de espaços comunitários surdos em níveis ... -
A concepção da avaliação no contexto da gestão escolar: o caso dos pareceres descritivos
(2011-03-01)Avaliação da aprendizagem escolar no atual contexto educativo remete a um tema complexo. Dentro dessa perspectiva, cria-se uma polêmica em torno da questão de práticas inovadoras de avaliação e sua relação com a melhoria ... -
A concepção dos gestores escolares em relação à depressão infantil: um estudo comparativo em escolas de Santa Maria - RS
(2008-01-10)Quadros depressivos na infância têm sido descritos desde o início do século XX. Entretanto, foi somente a partir da década de 60, que as investigações começaram a ser sistematizadas. Nos últimos anos, a depressão infantil ... -
A concepção problematizadora e libertadora da educação e a gestão escolar: o desafio da realidade
(2008-02-25)Este trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, um estudo bibliográfico, objetivou compreender o processo de gestão escolar e verificar como a gestão da escola pode viabilizar alternativas ... -
Concepções de educação infantil e suas possíveis implicações na gestão educacional
(2008-02-28)Este trabalho investiga a concepção de educação infantil do gestor que atua em uma instituição de ensino com educandos da faixa etária de 3 a 5 anos, localizada na zona oeste do município de Santa Maria - RS, identificando ... -
Concepções de gestão nas monografias do curso de especialização em Gestão Educacional da UFSM
(2007-02-09)Este trabalho apresenta uma análise das diferentes concepções de gestão a partir de monografias defendidas no curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM. Num universo de noventa monografias defendidas no período ... -
As concepções docentes acerca da organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais
(2010-03-17)Este estudo teve como objetivo compreender as concepções docentes acerca da organização do trabalho pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além de conhecer o projeto pedagógico da escola, a fim de evidenciar ... -
As concepções dos gestores educacionais sobre a formação continuada de professores
(2006-08-21)Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com professores que ocupam funções de gestão em escolas da Rede de Ensino de Santa Maria, RS, visando identificar as concepções que os mesmos possuem sobre a formação ... -
As concepções teóricas acerca do ensino da língua materna: um estudo com professoras do ensino médio
(2008-01-29)Este estudo insere-se na Linha de Formação de Professores e Práticas Educativas do Curso de Gestão Educacional, do Centro de Educação, UFSM. Trata-se de uma pesquisa sobre o ensino da Língua Materna. Objetivamos compreender ... -
Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM
(2019-08-29)A presente pesquisa teve como objetivo conhecer ações ofertadas na Universidade Federal de Santa Maria-UFSM para inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior. Estruturada a partir da inspiração teórico-metodológica ... -
O conhecimento pedagógico dos professores dos anos iniciais no contexto da gestão escolar democrática
(2008-01-29)O trabalho não apresenta resumo. -
Conselho de classe participativo
(2005-03-29)O presente trabalho reflete sobre a implantação do Conselho de Classe Participativo em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, comparando e analisando o Conselho de Classe Tradicional e o Conselho de Classe ... -
Conselho de classe participativo: uma experiência em andamento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Leonardo Kurtz
(2005-03-31)Este trabalho se refere às interações havidas em uma escola estadual de ensino fundamental, do município de São Sepé, que levaram a efeito a elaboração coletiva de um Conselho de Classe Participativo. A proposta nasceu a ...