Navegação Gestão Educacional por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 294
-
A construção dos pareceres descritivos como prática avaliativa
(2004)Este estudo teve como problema central compreender como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola do sistema particular de ensino do município de Santa Maria preparam-se para avaliar seus alunos ... -
Formação continuada: olhares sobre o cotidiano de uma escola de ensino fundamental
(2004)Este estudo teve como objetivo central propor questões que possibilitassem compreender em que medida a formação em serviço colabora para qualificação da prática docente, procurando destacar quais as principais dificuldades ... -
Qual o significado da avaliação para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental?
(2004)Este artigo se originou do trabalho de monografia intitulada Avaliação: Os professores sabem seu real significado? que tem por finalidade compreender em que medida os professores dos Anos Iniciais de uma escola privada da ... -
Educação continuada: uma necessidade para a superação da divisão do trabalho na escola
(2004)Neste artigo é analisada a formação continuada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio do Canto em Santa Maria – RS, com o objetivo de verificar se o que foi proposto e o que foi executado concorrem para a superação ... -
A gestão que temos e a gestão que queremos: uma reflexão baseada em Paulo Freire
(2004)Este ensaio tem como objetivo principal fazer uma reflexão a respeito de como os educadores de hoje estão reconstruindo os conceitos que fazem parte de suas práticas cotidianas ao terem como norte a Gestão Democrática. ... -
O papel do professor no atual contexto sócio-educacional: um estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena
(2004)O presente trabalho é o resultado de um estudo bibliográfico e de uma pesquisa realizada com os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, com o objetivo de verificar como os professores ... -
Avaliação de estágio probatório do magistério público estadual em Santa Maria
(2004)Ao acompanhar, observar e discutir o processo de avaliação probatória nas escolas estaduais de Santa Maria, RS/BR, na Comissão de Estágio Probatório da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), no biênio 2003/2004, ... -
O pedagogo como gestor do conhecimento nas organizações escolares e empresariais
(2004)O presente artigo trata sobre a atuação do pedagogo como gestor do conhecimento nas organizações escolares e empresariais, identificando seu papel e as mudanças percebidas a partir de sua ação profissional. Inicia-se ... -
Educação inclusiva: os gestores educacionais frente uma educação para as diferenças
(2004)Este estudo tem por objetivo identificar como os gestores educacionais reconhecem seu papel dentro do processo inclusivo de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, em três escolas da rede pública ... -
Reflexões acerca do profissional de educação infantil: habilidades e competências
(2004-11)Este trabalho tem como enfoque investigar as competências e habilidades dos profissionais que atuam na Educação Infantil. Foram utilizados aportes da pesquisa bibliográfica como principal instrumento, usando autores ... -
Educação de jovens e adutos: história de vida como fator mediador das relações educacionais
(2004-11-18)O presente trabalho tem a intenção de contribuir, de forma reflexiva, sobre a Educação de Jovens e adultos frente às exigências do mundo globalizado. Pretendese conhecer as representações dos alunos alfabetizandos e ... -
A gestão escolar e a questão do prazer: um estudo de caso no cotidiano escolar
(2004-11-22)O presente trabalho busca apresentar a pesquisa realizada na escola Estadual de Ensino Fundamental Edson Figueiredo, referente à nova gestão escolar e à questão do prazer. A problemática da pesquisa consistiu em saber ... -
Contribuições da educação ambiental para uma gestão democrática da escola
(2004-12)Este artigo tem como objetivo contribuir para a gestão educacional através da introdução em seu contexto administrativo-pedagógico de alguns princípios da educação ambiental e refletir sobre as teorias e práticas da gestão ... -
Políticas públicas para EJA: em que contexto estão inseridas?
(2005)O artigo buscou problematizar as políticas públicas para a EJA. Em que contexto estão inseridas? Quais as suas características e perspectivas? Nesse estudo bibliográfico e descritivo, fiz uma análise, através de ... -
Como os professores gestores podem participar da formação do cidadão
(2005)Trata o presente trabalho o tema cidadania e educação, no qual se enfoca as questões históricas relacionadas ao conceito de cidadania. Situa-se a relação entre a escola e a necessidade de formar o cidadão a partir das ... -
A interdisciplinaridade na prática cotidiana dos professores das séries finais do ensino fundamental
(2005)O trabalho não apresenta resumo -
A democracia e a participação no contexto escolar - um estudo de caso
(2005)O presente artigo trata do significado da participação da comunidade na gestão da escola pública tendo como base um estudo de caso realizado em uma escola pública, de Educação Básica do município de Santa Maria, Rio ... -
O papel da equipe diretiva na construção de um trabalho pedagógico concreto: um estudo de caso
(2005)O objetivo do estudo é compreender por meio da diferenciação entre trabalho “abstrato” e trabalho “concreto”, o papel da equipe diretiva, bem como outros elementos que envolvem o contexto escolar. A pesquisa integra ... -
Avaliação e transformação: a união necessária
(2005-03)O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo refletir mais profundamente sobre o papel da avaliação do desempenho escola, tendo consciência de que não é possível obter êxitos sem ter um povo educado para exercer a ... -
Inclusão: um olhar reflexivo
(2005-03-15)Neste trabalho analisou–se o olhar reflexivo de professores do ponto de vista das estratégias utilizadas na melhoria da aprendizagem, verificando sua contribuição ao processo de reflexão profissional em função da conduta ...