Navegação Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 202-221 of 292
-
Obrigatoriedade da educação infantil a partir da meta 1 do PNE: a qualidade em foco
(2018-08-31)Este estudo está inserido na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem como objetivo ... -
Oferta de berçários na rede de ensino pública e privada do município de Santa Maria/RS
(2018-11-29)Esta pesquisa tem como objetivo compreender os processos que envolvem a oferta de turmas de berçário no âmbito do Sistema Municipal de Educação de Santa Maria tendo em vista a implementação da Lei 12.796/2013. Em específico, ... -
O olhar da gestão escolar frente o desenvolvimento dos alunos com altas habilidades/superdotação e sua família
(2019-12-11)O presente trabalho aborda sobre a temática das altas habilidades/superdotação (AH/SD) e as implicações que a gestão escolar, juntamente com a família, tem sobre esses sujeitos com essas características. Ao pensar nesses ... -
O olhar da gestão escolar sobre alunos com altas habilidades/superdotação: compreensão e estímulo
(2017-01-30)Neste trabalho de monografia são abordados assuntos norteadores da Educação Especial pensando no trabalho em conjunto com a Gestão Escolar. O público da discussão são alunos com comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação, ... -
Um olhar sobre as políticas públicas para a educação infantil : a inserção das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil n°5/2009 no cotidiano escolar de uma EMEI
(2012-08-07)Atualmente todos os níveis da Educação Básica no Brasil têm passado por mudanças em suas estruturas com a implementação de novas políticas públicas educacionais, no entanto, observa-se que nem sempre estas são legitimadas ... -
A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização: ações de incentivo à leitura e à escrita na escola
(2016-01-25)Este estudo insere-se na linha de pesquisa Gestão de Instituições Educacionais do Curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGE), do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O foco central ... -
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): uma nova possibilidade para formar professores de educação infantil?
(2018-08-29)Esta pesquisa tem como objetivo compreender e acompanhar a implementação da política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2018, a partir dos encontros formativos realizados no município de ... -
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a formação de professores
(2016-02-24)Este trabalho objetiva analisar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e sua relação com a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no Brasil, tendo por base as discussões ... -
A pandemia de Covid-19 e a gestão escolar: o que as pesquisas acadêmicas revelam
(2024-02-15)Essa pesquisa caracteriza-se como um estudo monográfico desenvolvido vinculado ao programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, em nível de especialização. ... -
O papel da coordenação pedagógica na formação continuada de professores(as) da primeira infância
(2024-03-28)Este trabalho é um estudo desenvolvido no curso Especialização em Gestão Educacional, do Programa Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e apresenta ... -
O papel da equipe diretiva na construção de um trabalho pedagógico concreto: um estudo de caso
(2005)O objetivo do estudo é compreender por meio da diferenciação entre trabalho “abstrato” e trabalho “concreto”, o papel da equipe diretiva, bem como outros elementos que envolvem o contexto escolar. A pesquisa integra ... -
O papel da escola na formação do cidadão: a construção da cidadania
(2006-12-19)O presente estudo analisa o papel da escola na formação do cidadão, na construção da cidadania. Essa construção acontece não só no contexto escolar, mas a partir do primeiro grupo social a que o indivíduo pertence, ou ... -
O papel da gestão na formação inicial de professores com vistas à educação inclusiva
(2013-03-07)Considerando a transversalidade da Educação Especial a qual vem perpassando todos os níveis, etapas e modalidades, é papel do professor de educação especial complementar e/ou suplementar o ensino dos sujeitos com necessidades ... -
O papel do professor como gestor da sua prática pedagógica na escola
(2006-08-24)Esse trabalho trata da importância do papel do professor gestor no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, assim como a melhoria da qualidade de ensino através de práticas pedagógicas que considerem a participação e ... -
O papel do professor no atual contexto sócio-educacional: um estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena
(2004)O presente trabalho é o resultado de um estudo bibliográfico e de uma pesquisa realizada com os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, com o objetivo de verificar como os professores ... -
Para além de outro oceano: uma reflexão sobre o papel da equipe diretiva frente o processo de formação continuada de professores inclusivos
(2010-03-05)Os conhecimentos profissionais adquiridos nos cursos de formação inicial se mostram, via de regra, insuficientes para responder aos novos desafios que o professor encontra em sua prática docente. Sabendo que a inclusão ... -
A parceria público-privada na expansão da educação infantil no município de Santa Maria/RS
(2022-08-01)Esta pesquisa trata sobre a questão da compra de vagas por parte do município de Santa Maria nas escolas da rede privada. A pesquisa está inserida na linha LP2- Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Curso de ... -
A participação como princípio fundante para a democratização da escola: limites e possibilidades
(2014-12-23)Esta monografia resultante do Curso de Especialização em Gestão Educacional, realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objetivou reconhecer os limites e as possibilidades acerca do princípio de participação ... -
A participação da comunidade escolar no processo de elaboração do plano municipal de educação de Santa Maria - RS
(2006-08-11)A partir dos processos econômicos mundiais: globalização e neoliberalismo, o cenário educacional sofre diversas influências referentes a esses fatores. Frente às políticas públicas educacionais, a gestão democrática do ... -
A participação do supervisor escolar frente à gestão democrática para uma educação de qualidade: desafios atuais
(2005-03-22)Este trabalho apresenta considerações sobre as relações estabelecidas entre o Supervisor Escolar e os Profissionais de Educação, bem como busca promover reflexões e questionamentos a fim de ressignificar e reavaliar a ...