dc.contributor.advisor | Mros, Günther Richter | |
dc.creator | Maffini, Victor de Lima | |
dc.date.accessioned | 2024-01-09T15:38:22Z | |
dc.date.available | 2024-01-09T15:38:22Z | |
dc.date.issued | 2023-12-06 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31036 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Relações Internacionais, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The present work aims to collect data on the usefulness of Cinema as a pedagogical tool to be
compared with the main benefits and advantages listed in the literature on the subject, with
the purpose of corroborating or not with this based on quantitative data. According to the
literature review carried out, the literature on the subject agrees that Cinema provides the
following advantages to its use in the classroom: i) an increase in student interest and
engagement; ii) encouragement of reflection on the topic; iii) facilitating the understanding of
abstract themes; and iv) ability to make visible places and periods far from the students'
reality. Such data were collected from the perception of high school students from classes
participating in the Cine-Debates of the Juca nas Escolas extension program in the year 2023.
Each Cine-Debate was organized with a maximum duration of two and a half hours, with two
Sustainable Development Goals (SDG) as a theme, divided into three phases:
contextualization of the session theme; exhibition of selected works, with a maximum
duration of 45 minutes; and holding a debate mediated by the author, with the participation of
a research professor on the topic, with ties to the Federal University of Santa Maria (UFSM).
For this, short films of fictional and documentary genres were selected, in order to compare
the usefulness of each narrative mode for teaching and learning. Films were chosen as a
mirror of reality, in order to portray and highlight aspects of local and international society to
be later problematized throughout the debate. This was based on the Active Learning (AA)
methodology, in which students take an active stance in building knowledge through
participation in dialogue. As a result, the work raised positive data on the use of Cinema as a
pedagogical tool, supporting the main assertions identified in previous works on the subject,
leading to the conclusion that this is, indeed, an effective tool for teaching and learning in
international relations , with potential for developing and improving methods of use that best
apply to each reality. Care must be taken so that the films do not stand out from the theme and
subject proposed for the class, so that their use supports conventional bibliographic texts and
the teacher's participation in the classroom is essential for the appropriate use of this tool. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Relações Internacionais | por |
dc.subject | ODS | por |
dc.subject | Cinema | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | International Relations | eng |
dc.subject | SDGs | eng |
dc.title | O uso do cinema como ferramenta pedagógica em Relações Internacionais: um estudo sobre os cine-debates do Programa Juca Nas Escolas | por |
dc.title.alternative | The use of cinema as a pedagogical tool in International Relations: a study on the cine-debates of the Juca Program In Schools | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Relações Internacionais | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo colher dados sobre a utilidade do Cinema como
ferramenta pedagógica a serem comparados com os principais benefícios e vantagens
elencados pela literatura sobre o tema, com a finalidade de corroborar ou não com esta a partir
de dados quantitativos. Segundo a revisão bibliográfica realizada, a literatura sobre o tema
concorda que o Cinema proporciona como vantagem ao seu uso em sala de aula: i) um
aumento do interesse e engajamento dos estudantes; ii) encorajamento à reflexão sobre o
tema; iii) facilitação ao entendimento de temas abstratos; e iv) capacidade de tornar visíveis
locais e períodos distantes da realidade dos alunos. Tais dados foram levantados a partir da
percepção de estudantes do Ensino Médio de turmas participantes dos Cine-Debates do
programa de extensão Juca nas Escolas no ano de 2023. Cada Cine-Debate foi organizado
com uma duração máxima de duas horas e meia, com dois Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) como tema, sendo dividido em três fases: contextualização do tema da
sessão; exibição das obras selecionadas, com duração máxima de 45 minutos; e realização de
um debate mediado pelo autor, com a participação de um professor pesquisador sobre o tema,
com vínculo com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para isso, foram
selecionadas curtas-metragens de gênero ficcional e documental, a fim de comparação quanto
à utilidade de cada modo narrativo para o ensino e aprendizado. Teve-se em vista a escolha de
filmes enquanto espelho da realidade, de modo a retratar e ressaltar aspectos da sociedade
local e internacional a serem posteriormente problematizados ao longo do debate. Este, teve
por base a metodologia de Aprendizado Ativo (AA), na qual os alunos assumem uma postura
ativa na construção do conhecimento por meio da participação no diálogo. Como resultado, o
trabalho levantou dados positivos sobre o uso do Cinema como ferramenta pedagógica,
apoiando as principais asserções identificadas em trabalhos anteriores sobre o tema, levando à
conclusão de que esta é, sim, uma ferramenta eficaz para o ensino e aprendizado em relações
internacionais, com potencial para desenvolvimento e aprimoramento de métodos de uso que
melhor se apliquem à cada realidade. Cuidados devem ser tomados para que os filmes não se
sobressaiam ao tema e assunto propostos à aula, de modo que seu uso seja um suporte a textos
bibliográficos convencionais e a participação do professor em sala de aula se faz essencial
para o uso adequado desta ferramenta. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |