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dc.contributor.advisorMros, Günther Richter
dc.creatorMaffini, Victor de Lima
dc.date.accessioned2024-01-09T15:38:22Z
dc.date.available2024-01-09T15:38:22Z
dc.date.issued2023-12-06
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31036
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Relações Internacionais, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe present work aims to collect data on the usefulness of Cinema as a pedagogical tool to be compared with the main benefits and advantages listed in the literature on the subject, with the purpose of corroborating or not with this based on quantitative data. According to the literature review carried out, the literature on the subject agrees that Cinema provides the following advantages to its use in the classroom: i) an increase in student interest and engagement; ii) encouragement of reflection on the topic; iii) facilitating the understanding of abstract themes; and iv) ability to make visible places and periods far from the students' reality. Such data were collected from the perception of high school students from classes participating in the Cine-Debates of the Juca nas Escolas extension program in the year 2023. Each Cine-Debate was organized with a maximum duration of two and a half hours, with two Sustainable Development Goals (SDG) as a theme, divided into three phases: contextualization of the session theme; exhibition of selected works, with a maximum duration of 45 minutes; and holding a debate mediated by the author, with the participation of a research professor on the topic, with ties to the Federal University of Santa Maria (UFSM). For this, short films of fictional and documentary genres were selected, in order to compare the usefulness of each narrative mode for teaching and learning. Films were chosen as a mirror of reality, in order to portray and highlight aspects of local and international society to be later problematized throughout the debate. This was based on the Active Learning (AA) methodology, in which students take an active stance in building knowledge through participation in dialogue. As a result, the work raised positive data on the use of Cinema as a pedagogical tool, supporting the main assertions identified in previous works on the subject, leading to the conclusion that this is, indeed, an effective tool for teaching and learning in international relations , with potential for developing and improving methods of use that best apply to each reality. Care must be taken so that the films do not stand out from the theme and subject proposed for the class, so that their use supports conventional bibliographic texts and the teacher's participation in the classroom is essential for the appropriate use of this tool.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCinemapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectRelações Internacionaispor
dc.subjectODSpor
dc.subjectCinemaeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectInternational Relationseng
dc.subjectSDGseng
dc.titleO uso do cinema como ferramenta pedagógica em Relações Internacionais: um estudo sobre os cine-debates do Programa Juca Nas Escolaspor
dc.title.alternativeThe use of cinema as a pedagogical tool in International Relations: a study on the cine-debates of the Juca Program In Schoolseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationRelações Internacionaispor
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo colher dados sobre a utilidade do Cinema como ferramenta pedagógica a serem comparados com os principais benefícios e vantagens elencados pela literatura sobre o tema, com a finalidade de corroborar ou não com esta a partir de dados quantitativos. Segundo a revisão bibliográfica realizada, a literatura sobre o tema concorda que o Cinema proporciona como vantagem ao seu uso em sala de aula: i) um aumento do interesse e engajamento dos estudantes; ii) encorajamento à reflexão sobre o tema; iii) facilitação ao entendimento de temas abstratos; e iv) capacidade de tornar visíveis locais e períodos distantes da realidade dos alunos. Tais dados foram levantados a partir da percepção de estudantes do Ensino Médio de turmas participantes dos Cine-Debates do programa de extensão Juca nas Escolas no ano de 2023. Cada Cine-Debate foi organizado com uma duração máxima de duas horas e meia, com dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como tema, sendo dividido em três fases: contextualização do tema da sessão; exibição das obras selecionadas, com duração máxima de 45 minutos; e realização de um debate mediado pelo autor, com a participação de um professor pesquisador sobre o tema, com vínculo com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para isso, foram selecionadas curtas-metragens de gênero ficcional e documental, a fim de comparação quanto à utilidade de cada modo narrativo para o ensino e aprendizado. Teve-se em vista a escolha de filmes enquanto espelho da realidade, de modo a retratar e ressaltar aspectos da sociedade local e internacional a serem posteriormente problematizados ao longo do debate. Este, teve por base a metodologia de Aprendizado Ativo (AA), na qual os alunos assumem uma postura ativa na construção do conhecimento por meio da participação no diálogo. Como resultado, o trabalho levantou dados positivos sobre o uso do Cinema como ferramenta pedagógica, apoiando as principais asserções identificadas em trabalhos anteriores sobre o tema, levando à conclusão de que esta é, sim, uma ferramenta eficaz para o ensino e aprendizado em relações internacionais, com potencial para desenvolvimento e aprimoramento de métodos de uso que melhor se apliquem à cada realidade. Cuidados devem ser tomados para que os filmes não se sobressaiam ao tema e assunto propostos à aula, de modo que seu uso seja um suporte a textos bibliográficos convencionais e a participação do professor em sala de aula se faz essencial para o uso adequado desta ferramenta.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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