O uso do cinema como ferramenta pedagógica em Relações Internacionais: um estudo sobre os cine-debates do Programa Juca Nas Escolas
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo colher dados sobre a utilidade do Cinema como
ferramenta pedagógica a serem comparados com os principais benefícios e vantagens
elencados pela literatura sobre o tema, com a finalidade de corroborar ou não com esta a partir
de dados quantitativos. Segundo a revisão bibliográfica realizada, a literatura sobre o tema
concorda que o Cinema proporciona como vantagem ao seu uso em sala de aula: i) um
aumento do interesse e engajamento dos estudantes; ii) encorajamento à reflexão sobre o
tema; iii) facilitação ao entendimento de temas abstratos; e iv) capacidade de tornar visíveis
locais e períodos distantes da realidade dos alunos. Tais dados foram levantados a partir da
percepção de estudantes do Ensino Médio de turmas participantes dos Cine-Debates do
programa de extensão Juca nas Escolas no ano de 2023. Cada Cine-Debate foi organizado
com uma duração máxima de duas horas e meia, com dois Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) como tema, sendo dividido em três fases: contextualização do tema da
sessão; exibição das obras selecionadas, com duração máxima de 45 minutos; e realização de
um debate mediado pelo autor, com a participação de um professor pesquisador sobre o tema,
com vínculo com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para isso, foram
selecionadas curtas-metragens de gênero ficcional e documental, a fim de comparação quanto
à utilidade de cada modo narrativo para o ensino e aprendizado. Teve-se em vista a escolha de
filmes enquanto espelho da realidade, de modo a retratar e ressaltar aspectos da sociedade
local e internacional a serem posteriormente problematizados ao longo do debate. Este, teve
por base a metodologia de Aprendizado Ativo (AA), na qual os alunos assumem uma postura
ativa na construção do conhecimento por meio da participação no diálogo. Como resultado, o
trabalho levantou dados positivos sobre o uso do Cinema como ferramenta pedagógica,
apoiando as principais asserções identificadas em trabalhos anteriores sobre o tema, levando à
conclusão de que esta é, sim, uma ferramenta eficaz para o ensino e aprendizado em relações
internacionais, com potencial para desenvolvimento e aprimoramento de métodos de uso que
melhor se apliquem à cada realidade. Cuidados devem ser tomados para que os filmes não se
sobressaiam ao tema e assunto propostos à aula, de modo que seu uso seja um suporte a textos
bibliográficos convencionais e a participação do professor em sala de aula se faz essencial
para o uso adequado desta ferramenta.
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