dc.contributor.advisor | Stivanin, Neridiana Fabia | |
dc.creator | Pereira, Maria de Fátima Encarnação Mendes | |
dc.date.accessioned | 2014-07-24T13:54:36Z | |
dc.date.available | 2014-07-24T13:54:36Z | |
dc.date.issued | 2009-12-18 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/311 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The study’s theme of this research is the integration of computers in the educational
context. The main objectives are: contextualizing the progress of technology in social
and educational way, appointing the integration of educational software in the
educational area, suggesting benefits, needs and constraints; Identify the
characteristics of each type of educational software; Discuss the implementation of
educational softwares in teaching-learning process. This research is qualitative and
of bibliographic nature, appointing the elements for discussion about history and
computer evolution, the social context that happened, the influence in education, the
different uses of educational softwares and the classifications, as well as, the
importance of management schooll to criate spaces and actions to provide the
implementations of informatic and of necessary instruments to improve the
knowledge constructions and knowledge appropriations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Softwares educacionais | por |
dc.subject | Tecnologia aplicada à educação | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.title | A utilização de ambientes informatizados no contexto da gestão escolar | por |
dc.title.alternative | The use of computerized environments as educational tools in the school manegement context | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruzeiro do Oeste, PR, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem como temática a inserção da informática no contexto educativo. Seus principais objetivos são: contextualizar o avanço da tecnologia no meio social e educacional, situando a inserção de softwares educacionais no espaço educativo, apontando benefícios, necessidades e limitações; Identificar as características de cada tipo de software educacional; Discutir a aplicação dos softwares educativos no processo ensino-aprendizagem. Para tal, a pesquisa caracterizou-se por ser qualitativa e de cunho bibliográfico, apontando os elementos para a discussão sobre a história e a evolução da informática, o contexto social em que aconteceu, sua influencia na educação e os diferentes usos de softwares educativos e suas classificações, assim como a importância da Gestão Escolar criar espaços e ações que propiciem a implementação da informática e instrumentos necessários para melhorar a construção e apropriação do conhecimento. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |