A robótica educacional como construção do conhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação
Resumo
A presente pesquisa tem por objeto de estudo o tema Robótica como construção da aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), assunto que desafia muitas escolas a conhecerem e optarem por essa ferramenta pedagógica, para auxiliar na aprendizagem dos alunos. Busca-se por meio desse estudo, investigar as contribuições da Robótica Educacional nas aprendizagens dos alunos com AH/SD. Dessa forma, este trabalho foi organizado em três capítulos que discutem a temática. No primeiro capítulo, o estudo apresenta o sujeito com AH/SD, buscando trazer as concepções das escolas no contexto das AH/SD, fazendo uma relação das crianças, da aprendizagem e das tecnologias. No segundo capítulo são abordados os objetivos da Educação Especial, no âmbito inclusivo, voltado às AH/SD, bem como as atividades de enriquecimento extracurricular e intracurricular como uma ferramenta de aprendizagem para os alunos. Já o terceiro capítulo foi pensado a fim de trazer algumas experiências pedagógicas com a robótica educacional, além dos objetivos que esta tecnologia define. Busca-se também fazer uma investigação de quais são as estratégias utilizadas na prática em Robótica Educacional. Na totalidade desta pesquisa, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, numa abordagem qualitativa do problema de pesquisa, que ocorreu em diferentes bases, como artigos, obras e revistas. A partir da procura na Base de Dados Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) foram escolhidas duas dissertações para análise. O embasamento teórico, foi sustentado por autores como: Renzulli (2004), Gardner (1988), Mendes (2018), Pustilnik (2018) dentre muitos outros, incluindo documentos legais regentes em nosso país. A realização desta pesquisa possibilitou afirmar que a robótica educacional auxilia na aprendizagem dos alunos, pois além de ser uma atividade lúdica, os alunos são os protagonistas da própria aprendizagem, o que a torna mais significativa, porém ainda há muitos desafios acerca da temática.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: