Políticas e práticas curriculares em classes multisseriadas: realidade e desafios da alfabetização
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Data
2023-11-17Primeiro membro da banca
Bittencourt, Zoraia Aguiar
Segundo membro da banca
Antunes, Helenise Sangoi
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Essa Dissertação de Mestrado está vinculada a linha de pesquisa Políticas e Gestão
da Educação Básica e Superior do Programa de Pós-graduação, Mestrado
Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM). Enfatiza problematizar a realidade e os desafios das classes
multisseriadas no período pós pandemia, com o objetivo de analisar os impactos
decorrentes da situação no processo de alfabetização sob um olhar das atuais
políticas curriculares. Para tanto tem-se como objetivo geral compreender como as
políticas e práticas curriculares de alfabetização são desenvolvidas nas classes
multisseriadas. Da mesma forma, os objetivos específicos são os seguintes: analisar
políticas curriculares de alfabetização; problematizar a organização curricular da
alfabetização em classes multisseriadas e evidenciar práticas de alfabetização
elaboradas para ensinar as crianças. A Metodologia utilizada foi a pesquisa do tipo
Estudo de Caso, acrescido de pesquisa bibliográfica e análise documental, a partir do
levantamento de referenciais teóricos já analisados e publicados por meios escritos e
eletrônicos, como livros, artigos científicos e legislações pertinentes ao tema de
pesquisa. Para a busca de informações foram realizadas entrevistas semiestruturadas
com profissionais que realizam ações educativas nesse contexto e análise de
documentos oficiais com orientações curriculares. As entrevistas foram realizadas
com professoras da rede de ensino que ministram aulas em classes multisseriadas.
Com isso, compreende-se que as políticas e práticas curriculares de alfabetização
tornam-se ainda mais complexas nas classes multisseriadas, uma vez que várias
séries / anos estão envolvidos numa só turma em sala de aula, num mesmo tempo e
espaço curricular sob a responsabilidade de um único professor. Evidencia-se que o
planejamento e a questão do tempo foram bem enfatizados pelas educadoras, bem
como o impacto da pandemia na alfabetização das crianças, dificultando o avanço na
leitura e na escrita. Em vista disso elaborou-se um produto técnico no formato de uma
página no Facebook, com postagens semanais e dicas de planejamentos de aulas e
estudos sobre o tema para auxiliar educadores, pais e gestão escolar no
desenvolvimento curricular.
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