O desenvolvimento socioemocional de adultos com altas habilidades/superdotação: percepções e implicações no ambiente familiar
Resumo
A temática das Altas Habilidades/Superdotação envolve muitos mitos quando se refere aos aspectos do desenvolvimento socioemocional de pessoas com estas características. Desse modo, este estudo tem por objetivo analisar as percepções de pessoas adultas com altas habilidades/superdotação a respeito de seu desenvolvimento socioemocional e suas implicações
no ambiente familiar. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Os participantes da pesquisa foram quatro pessoas adultas identificadas com altas habilidades/superdotação. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada elaborada pelas pesquisadoras. Para a análise dos resultados, foram criadas 3 categorias de análise conforme os objetivos propostos. O embasamento teórico principal deu-se a partir de Renzulli (2004) e Gardner (2000). Os resultados indicaram que as percepções dos participantes em relação às suas características que mais admiram foram: a criatividade, capacidade de resolver problemas, vontade de aprender e empatia; e as que mais incomodam em si foram: a procrastinação, introspecção e a dificuldade de socialização. Em relação ao desenvolvimento socioemocional no contexto familiar, os participantes ressaltaram que a empatia e a capacidade de ajudar ao próximo implicam de forma positiva no ambiente familiar, e a sobre-excitabilidade, ter opiniões incisivas e não ser compreendido em suas características de altas habilidades/superdotação implicam de forma negativa no ambiente familiar. A partir dos resultados obtidos, o estudo permite compreender a realidade que abrange o desenvolvimento socioemocional do adulto com altas habilidades/superdotação e no reconhecimento social e emocional de suas características vinculadas aos desafios do cotidiano.
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