Formação docente em ciências biológicas e racialidade: entre o eles e nós na educação
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Data
2023-11-28Primeiro coorientador
Zanini, Maria Catarina Chitolina
Primeiro membro da banca
Nunes, Marta Regina dos Santos
Segundo membro da banca
Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo busca conduzir uma análise acerca das relações étnico-raciais na formação de
professores na área de Ciências Biológicas, a partir de pesquisas e documentos, visando
contribuir para uma formação mais inclusiva e consciente da diversidade étnico-racial. A
pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa, no qual se realizou uma Revisão
Sistemática de Literatura (RSL) nas bases de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da
CAPES e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) sobre currículo e/ou formação
inicial em Ciências Biológicas e a ERER, utilizando a Análise de Conteúdo da pesquisadora
Laurence Bardin (2011) para categorização dos estudos. Em seguida, também foi elaborada
uma análise documental dos Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura em Ciências
Biológicas e ementas, de cinco universidades públicas do Rio Grande do Sul, e aplicado a
Análise de Conteúdo. Os resultados da Revisão Sistemática, revelam que as dificuldades e
desafios enfrentados na implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) são
notavelmente semelhantes, independentemente da localização das Instituições de Ensino
Superior (IES). Tal como, os resultados da análise dos currículos e ementas das IES do RS
evidenciam que os cursos, até o momento, não têm dado a devida relevância a essa importante
dimensão da educação, embora atendam aos requisitos legais, ainda se limitam a propor
disciplinas eletivas, ao invés de obrigatórias, ou de baixa carga horária que trabalham diversos
assuntos em uma única disciplina, como diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa.
Com isto, é fundamental posteriormente se investigue como a temática se materializa na prática
pedagógica destes cursos de Ciêicias Biológicas. Assim como, se construa ações educativas que
incorporem novos conceitos como o afroperspectivismo, desenvolvido no Brasil, pelo filósofo
e professor da UFRRJ Renato Noguera, que tem como proposta superar a concepção excludente
de vida e ensino, oriunda da colonização do pensamento.
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