Condicionantes que potencializam a permanência no curso de Especialização em Educação Ambiental EAD/UFSM na visão de alunos regulares
Resumo
O objetivo do presente trabalho é avaliar fatores que possam ser determinantes para
a permanência dos estudantes do curso de pós-graduação da Especialização em
Educação Ambiental na modalidade EaD, esses fatores estão relacionados ao
conteúdo, práticas pedagógicas, ambiente virtual de aprendizagem, professores e
tutores, além do suporte do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do município
onde estão matriculados. Reduzir a evasão em cursos na modalidade EaD é um
grande desafio para instituições que ofertam cursos nessa modalidade, por esse
motivo foi elaborado um questionário que posteriormente foi aplicado a 75
acadêmicos da turma 2023/1, em 06 (seis) polos de apoio presencial com o intuito de
compreender fatores que possam levar à desistência destes estudantes. Os dados
foram analisados de forma quantitativa- qualitativa, desta forma foi possível
compreender pontos positivos e negativos das práticas adotadas por professores,
além de demandas e dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Com isso, após
análise das respostas dos acadêmicos, o estudo mostrou-se como importante
ferramenta de auxílio nos processos de planejamento das práticas pedagógicas e
para a redução da evasão, devendo ser analisado pelos (as) docentes que atuam no
curso ao longo do processo formativo desses (as) estudantes, além, é claro, dos
outros sujeitos que fazem parte dessa formação, tais como tutores (as) e
coordenadores (as) de polo. Também aponta os desafios, as dificuldades e
necessidades em diversos pontos que podem e devem ser repensados pelos agentes
educacionais envolvidos.
Coleções
- Educação Ambiental [190]
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