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Ética e interculturalidade no tratamento midiático das migrações: da produção dos conteúdos à recepção dos migrantes

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Dissertação (1.206Mb)
Data
2024-03-22
Autor
Ravanello, Marília Moreira
Primeiro orientador
Brignol, Liliane Dutra
Primeiro membro da banca
Cogo, Denise
Segundo membro da banca
Escudero, Camila
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho trata da temática migratória, em uma perspectiva de construção de conhecimento junto a pessoas migrantes. Parte-se de uma abordagem qualitativa, que engloba pesquisa teórica e empírica, na tentativa de responder a seguinte pergunta: considerando que a ética e a interculturalidade deveriam ser premissas na produção de conteúdo sobre a temática migratória, como o tratamento midiático das migrações é percebido pelas pessoas migrantes? O objetivo geral do trabalho é investigar os processos de recepção do tratamento midiático das migrações por parte de pessoas migrantes a partir de aspectos éticos e interculturais. Foram definidos, ainda, quatro objetivos específicos: compreender a abordagem das mídias sobre as migrações e a representação midiática de migrantes a partir de pesquisas anteriores; mapear e compreender o que se desenha como ético na comunicação sobre as migrações a partir de guias sobre a temática migratória; analisar o consumo de mídia das pessoas migrantes participantes da pesquisa; compreender como a migração como mediação conduz a percepção dos migrantes sobre o tratamento midiático das migrações. Na pesquisa teórica, a representação é acionada a partir de Stuart Hall, em discussão com estereótipos, racismo, xenofobia e derivações desses termos; a interculturalidade é discutida a partir de Néstor García Canclini e de Alejandro Grimson; e a ética da mídia é problematizada a partir dos estudos de Stephen Ward, Nick Couldry e Hugo Aznar. A pesquisa empírica foi conduzida em duas frentes: uma pesquisa documental em guias de comunicação sobre as migrações, com parâmetros éticos analisados a partir dos eixos Atuação Profissional e Produção de Conteúdo, e um estudo de recepção com pessoas migrantes residentes no Brasil, tendo como procedimento metodológico uma entrevista semi-aberta em profundidade, analisada a partir dos eixos Migração como Mediação e Tratamento Midiático das Migrações. Na percepção dos migrantes, os discursos que tratam da alteridade e do outro migrante são construídos a partir de visões majoritariamente estereotipadas, em que o migrante é vitimizado, subalternizado ou visto como uma ameaça. Há, entretanto, diferentes formas para narrar as migrações. As perspectivas dos guias e as expectativas dos migrantes apontam para uma comunicação mobilizadora, mais adequada e comprometida, que passa por uma conduta empática e sensível dos comunicadores, aliada a um engajamento crítico junto à temática migratória. As migrações precisam ser contadas considerando as causas que levam os sujeitos a migrar, e as situações precisam ser contextualizadas, para evitar generalizações. Os discursos precisam considerar uma perspectiva global, que olha para as migrações como um processo, como um desafio social da atualidade transversal a todos os países e como uma questão de direitos humanos, aliada a uma perspectiva local, que aproxima os sujeitos migrantes da sociedade recebedora por meio de histórias sobre o cotidiano e sobre as contribuições econômicas, sociais e culturais dos migrantes, dando destaque à sua agência.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31742
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Comunicação [229]

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