Suscetibilidade a escorregamentos na bacia hidrográfica do médio/alto Rio Taquari-Antas, RS: utilização de técnicas de machine learning
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Data
2024-02-16Primeiro membro da banca
Trentin, Romário
Segundo membro da banca
Nummer, Andrea Valli
Terceiro membro da banca
Bateira, Carlos Valdir de Menezes
Quarto membro da banca
Cristo, Sandro Sidnei Vargas de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Escorregamentos planares são um tipo de movimento de massa que pode causar desastres naturais com impactos econômicos e perdas de vidas. O aumento desses eventos está associado ao crescimento populacional e à urbanização desordenada. No Brasil, escorregamentos resultaram em 3.758 mortes entre 1988 e 2022. O mapeamento da suscetibilidade a escorregamentos planares é vital para prevenção e mitigação destes desastres, e as técnicas de machine learning, como o Modelo de Máxima Entropia (MAXENT), por exemplo, tem possibilitado a análise e manipulação de grandes volumes de dados, produzindo resultados rápidos e com altos níveis de acurácia, tornando-se ferramenta valiosa para minimizar danos em áreas propensas a escorregamentos. Este estudo buscou mapear a suscetibilidade a escorregamentos na bacia do médio/alto Rio Taquari/Antas (SMARTA) usando o MAXENT. Para isto, dividiu-se o trabalho em cinco etapas: i) pesquisa bibliográfica, ii) organização da base cartográfica, iii) identificação de cicatrizes, iv) identificação dos fatores condicionantes, e v) mapeamento da suscetibilidade a escorregamentos. Para identificar as cicatrizes de escorregamentos planares entre o período de 2000 e 2022, usou-se dois métodos: o primeiro envolveu a pesquisa em jornais com critérios definidos e coleta sistemática de dados e o segundo, utilizou a interpretação visual de imagens de satélite disponíveis no software Google Earth Pro. Posteriormente, realizou-se a análise dos fatores condicionantes a escorregamentos na SMARTA usando os seguintes planos de informação: i) declividade; ii) distância para rios de primeira ordem; iii) distância para rodovias e estradas vicinais; iv) distância para lineamentos estruturais e v) forma das encostas. Para mapear a suscetibilidade a escorregamentos, utilizou-se o modelo de machine learning MAXENT. Os dados de entrada foram pontos com cicatrizes de escorregamentos, identificados visualmente no Google Earth Pro. Os resultados mostraram que o MAXENT apresentou acurácia global superior a 0,94 e a razão de frequência indicou maior ocorrência de cicatrizes em áreas de alta e muito alta suscetibilidade. Análise dos dados de jornais e imagens revelou 119 cicatrizes e, uma morte entre 2010 e 2022 e a declividade foi a principal condicionante a escorregamentos na SMARTA. Aproximadamente 1,3% da área da SMARTA foi classificada como de muito alta suscetibilidade, principalmente nos vales e encostas. O município de Caxias do Sul apresentou a maior área classificada como de muito alta suscetibilidade, seguido dos municípios de Bento Gonçalves, Veranópolis, Flores da Cunha e Campestre da Serra. Por fim, destaca-se o alto potencial do modelo MAXENT para o mapeamento da suscetibilidade a escorregamentos.
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