Tecnologias educacionais sobre tuberculose para profissionais de saúde: revisão de escopo
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Data
2023-11-17Primeiro coorientador
Harter, Jenifer
Primeiro membro da banca
Padoin, Stela Maria de Mello
Segundo membro da banca
Possuelo, Lia Gonçalves
Metadata
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Introdução: infere-se que recursos como as Tecnologias Educacionais (TE) podem ser empregados no processo de melhoria da atenção à pessoas com tuberculose (TB), uma vez que são consideradas como uma das formas de produção de conhecimento. Faz-se primordial a qualificação continua dos conhecimentos dos profissionais da saúde, pois exercem papel fundamental nos processos de cuidado à TB. Contudo, existe uma lacuna na literatura de revisões que realizaram o mapeamento das diferentes TE sobre a TB. Objetivo: mapear as tecnologias educacionais sobre tuberculose direcionadas a médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Método: trata-se de uma revisão de escopo desenvolvida seguindo a metodologia do Joanna Briggs Institute. Adotou-se como questão de revisão: Como as tecnologias educacionais sobre TB contribuem para o conhecimento dos profissionais da saúde? Os critérios de elegibilidade foram: estudos que contemplassem como participantes os profissionais médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e ACS, como conceito, estudos que abordem o tema de TE sobre TB pela população-alvo e, como contexto, considerou-se serviços de saúde que compõem a rede de atendimento à pessoa com TB. Como recorte temporal, estabeleceu-se a partir do ano 2001 a 2022, nos idiomas português, inglês ou espanhol. As fontes de informação para busca foram as bases de dados, portais e bibliotecas: PubMed, CINAHL, Scopus, Web of Science, PsycINFO, ERIC e via BVS foram acessadas as fontes: LILACS, BDENF e IndexPsi. Bem como, a lista de referência dos estudos incluídos. Resultados: a estratégia de busca localizou um total de 1878 estudos, após a remoção dos duplicados, aplicação dos critérios de elegibilidade e leitura de texto completo, foram incluídos 16 estudos como corpus dessa revisão. Mapeou-se TE do tipo dependentes desenvolvidas em recursos de telefones celulares, cursos e e-learning e TE do tipo independentes em formato de pacotes educacionais, manual de formação e livreto ilustrado. Os conteúdos instrucionais trabalhados nas TE contemplaram quatro categorias: conhecimentos gerais sobre a doença, diagnóstico, tratamento e gestão. Os profissionais médicos foram a população-alvo predominante das TE incluídas. Os resultados apontam para a importância das TE serem adaptadas e personalizadas de acordo com o contexto e necessidades de aprendizagem dos profissionais e quanto a falta de mensurabilidade do efetivo impacto na prática assistencial dos profissionais e nos cuidados com a TB após o uso das TE. Considerações finais: os estudos mapeados demonstraram que a aprendizagem por meio de TE depende de um conjunto de fatores que devem ser considerados. Como, por exemplo, fatores intrínsecos aos profissionais da saúde, aos serviços de saúde e questões referentes às próprias TE. O conhecimento sobre a temática proporcionou a compreensão de que as TE constituem-se como ferramentas interessantes, diversificadas e inovadoras, que podem proporcionar a melhoria e aperfeiçoamento dos conhecimentos relacionados ao cuidado e manejo da TB.
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