Storytelling e sua relação com o engajamento de stakeholders: um experimento no contexto de uma instituição pública de ensino
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Data
2024-03-25Primeiro membro da banca
Mortari, Elisangela Carlosso Machado
Segundo membro da banca
Souza, Lucas Lopes Ferreira de
Metadata
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Este trabalho objetiva analisar a relação entre o uso da técnica do storytelling e o engajamento dos stakeholders de uma organização pública. A pesquisa é classificada como causal e quantitativa, adotando como abordagem metodológica a pesquisa experimental. Realizou-se um experimento em formato de cenário como estímulo para análise, com desenho experimental (Between-subjects). A literatura utilizada fundamentou-se na Teoria dos Stakeholders e na Teoria Narrativa, especialmente para mensurar o engajamento, empregou-se uma escala adaptada, baseada em três dimensões: comprometimento afetivo, afetividade positiva e empoderamento. A partir dessas dimensões, desenvolveu-se um instrumento de pesquisa, submetido à avaliação de especialistas e, após as correções sugeridas, passou por pré-teste. Posteriormente, o instrumento foi aplicado aos stakeholders da instituição pública escolhida, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), incluindo docentes, técnicos-administrativos em educação e alunos. Os dados foram analisados por meio de ANOVA. A análise dos dados coletados confirmou a hipótese proposta de que uma estratégia de comunicação que emprega a técnica do storytelling promove o engajamento dos stakeholders nas ações da organização. Assim, o uso do storytelling emerge como uma ferramenta de estratégia de comunicação para alcançar a efetividade na gestão pública relacionada ao engajamento.
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