dc.contributor.advisor | Sagrillo, Daniele Rorato | |
dc.creator | Veríssimo, Vanessa Maria | |
dc.date.accessioned | 2014-07-25T14:23:28Z | |
dc.date.available | 2014-07-25T14:23:28Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/323 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The objective of this study is to analyze the role of the School Council in Democratic
Management in order to understand the influence of participation of School Council in
democracy in the School Administration of a public school from Sapucaia do Sul
(RS). This study is relevant because the city Sapucaia do Sul created mechanisms of
democratization of the school management, such as principal elections and the
establishment of School Council. The methodology of this study was the qualitative
research (case study), according to Triviños (1987), which was attended five
representatives of School Council, one of each one segment of the Council: principal
of the school, teachers, employees, parents and students. It used the documental
analysis. It was analyzed: Political Pedagogical Project, Rules of the School Council
and Municipal Law about the establishment of School Councils. As methodology
procedure was applied a questionnaire with objective questions and open questions.
The research was based on studies of Paro (2000 e 2007), Dourado e Oliveira
(2009), Vieira (2003 e 2007) e Werle (2003), among others authors, whose studies
are based in democratization education management and development and
implementation of the School Councils. The reflections analyzed indicate to the lack
of member participation in meetings and deliberations of the School Council
analyzed. It damage the democratic and participatory involvement of the community
in decisions about School Management. Thus, we conclude that this school has a
School Council irrelevant that does not value the democratization process
management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Conselho escolar | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.title | O conselho escolar como instrumento da gestão democrática | por |
dc.title.alternative | The school council as na instrument of democratic management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa objetivou analisar o papel do Conselho na Gestão Escolar, a fim de perceber a influência da participação desse Conselho na construção da democracia no âmbito escolar, em especial, na gestão escolar. A pesquisa torna-se relevante frente às transformações no cenário educacional do município em que ocorreu o estudo, Sapucaia do Sul (RS), com a aprovação de Leis que promovem a democratização da gestão escolar (eleição direta de diretores e criação dos Conselhos Escolares). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso (TRIVIÑOS, 1987) em uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal. Utilizou-se da Análise Documental, sendo as principais fontes analisadas: Projeto Político Pedagógico, Regimento do Conselho Escolar e a Lei Municipal que dispõe sobre a criação dos Conselhos Escolares. Para a complementação dacpesquisa, também foram aplicados questionários com questões objetivas e dissertativas a cada representante de segmento do Conselho Escolar (equipe diretiva, corpo docente, funcionários, pais e alunos). A pesquisa foi realizada com base nos estudos de Paro (2000 e 2007), Dourado e Oliveira (2009), Vieira (2003 e 2007) e Werle (2003), entre outros, cujos trabalhos são voltados para democratização da gestão educacional e implantação e desenvolvimento do trabalho dos Conselhos Escolares. Os questionários apontam para a falta de participação dos membros nas reuniões e deliberações do Conselho Escolar pesquisado, desfavorecendo o envolvimento democrático e participativo da comunidade nas decisões pertinentes à Gestão Escolar. Conclui-se que a escola em questão apresenta um Conselho Escolar inoperante que serve como balizador das decisões tomadas pela Equipe Diretiva, desconsiderando seu importante papel no processo de democratização da gestão. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |