O conselho escolar como instrumento da gestão democrática
Resumo
A presente pesquisa objetivou analisar o papel do Conselho na Gestão Escolar, a fim de perceber a influência da participação desse Conselho na construção da democracia no âmbito escolar, em especial, na gestão escolar. A pesquisa torna-se relevante frente às transformações no cenário educacional do município em que ocorreu o estudo, Sapucaia do Sul (RS), com a aprovação de Leis que promovem a democratização da gestão escolar (eleição direta de diretores e criação dos Conselhos Escolares). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso (TRIVIÑOS, 1987) em uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal. Utilizou-se da Análise Documental, sendo as principais fontes analisadas: Projeto Político Pedagógico, Regimento do Conselho Escolar e a Lei Municipal que dispõe sobre a criação dos Conselhos Escolares. Para a complementação dacpesquisa, também foram aplicados questionários com questões objetivas e dissertativas a cada representante de segmento do Conselho Escolar (equipe diretiva, corpo docente, funcionários, pais e alunos). A pesquisa foi realizada com base nos estudos de Paro (2000 e 2007), Dourado e Oliveira (2009), Vieira (2003 e 2007) e Werle (2003), entre outros, cujos trabalhos são voltados para democratização da gestão educacional e implantação e desenvolvimento do trabalho dos Conselhos Escolares. Os questionários apontam para a falta de participação dos membros nas reuniões e deliberações do Conselho Escolar pesquisado, desfavorecendo o envolvimento democrático e participativo da comunidade nas decisões pertinentes à Gestão Escolar. Conclui-se que a escola em questão apresenta um Conselho Escolar inoperante que serve como balizador das decisões tomadas pela Equipe Diretiva, desconsiderando seu importante papel no processo de democratização da gestão.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [978]