A pedagogia afetiva no contexto da docência em música: narrativas de professores
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Data
2024-08-16Primeiro membro da banca
Joly, Ilza Zenker Leme
Segundo membro da banca
Garbosa, Luciane Wilke Freitas
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa tematiza a Pedagogia Afetiva no contexto das práticas pedagógicas de
professores de Música, bem como aproximações desta com os saberes da docência. Como
objetivo geral, busca-se compreender as experiências de professores da área de Música no
contexto da docência, envolvendo a Pedagogia Afetiva. Somado a isto, conhecer os processos
de formação acadêmico-profissional dos colaboradores no tocante à Pedagogia Afetiva;
entender a Pedagogia Afetiva no contexto dos saberes da docência; entender os afetos no
contexto da prática pedagógico-musical do professor; e compreender os desencadeamentos
da Pedagogia Afetiva para o desenvolvimento musical de estudantes. Esta pesquisa, de cunho
qualitativo, teve como instrumento de produção de dados a entrevista narrativa (CLANDININ
E CONELLY, 2011), cujos dados foram produzidos junto a cinco professores de Música da
região central do Rio Grande do Sul, atuantes em diferentes etapas da Educação Básica. No
que tange à análise, o procedimento adotado foi baseado na análise textual-discursiva de
Moraes e Galiazzi (2011). Como resultados, evidencio que as práticas pedagógico-musicais
pensadas a partir de um modo de agir, estar e ser afetivo potencializam aspectos relacionados
tanto ao desenvolvimento do estudante como à formação e atuação na docência em Música.
Assim, as discussões em torno da Pedagogia Afetiva disparam reflexões e aproximações entre
dimensões teórico-práticas do ser docente, considerando aspectos subjetivos e não tangíveis
do ensinar e aprender, ainda timidamente discutidos no contexto acadêmico.
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