Brasil no gelo: a metodologia de desenho de produto aplicada ao jornalismo
Resumo
Este projeto é um exercício de experimentação da metodologia de desenho de
produto aplicada ao jornalismo para o desenvolvimento de um produto jonalístico sobre
patinação artística no gelo. Com isso, busca responder a seguinte pergunta de pesquisa:
“Como a aplicação da metodologia de produto no jornalismo pode auxiliar na divulgação
da patinação no gelo no Brasil?”. O objetivo geral dessa experimentação é criar um
produto jornalístico para a divulgação da patinação artística no gelo. Para isso, foi
utilizada a metodologia de produto sugerida no módulo 3 do curso “Gestão de produtos
jornalísticos: como adotar o “product thinking” na sua redação", oferecido pelo Centro
Knight. Nele, é indicado o estudo aprofundado do problema e da audiência antes da
execução do produto. Assim, foi realizado um estudo do cenário informacional da patinação
no Brasil, as possíveis fontes internacionais acionadas, além de páginas e comunidades de
consumidores do esporte. A partir das informações encontradas, aplicou-se um questionário
com o público e definiu-se as plataformas e conteúdos que deram origem ao Brasil no Gelo -
composto por um canal no Youtube e um site, que hospedaram quatro principais conteúdos:
uma live intitulada “Campeonatos de patinação artística no gelo do Brasil com a CBDG”,
que discutiu o cenário de competições nacionais; uma entrevista em audiovisual com o
patinador Lucaz Filipe, quatro vezes campeão nacional e representante do Brasil no Grand
Prix Júnior na próxima temporada; uma matéria em profundidade que conta a história dos
figurinos na patinação no gelo até a criação das regras de vestimenta; e um infográfico, que
explica os seis principais saltos da patinação. Devido a falhas apontadas durante o trabalho, o
projeto também experimentou, em um exercício, a narração de um trecho do Campeonato
Brasileiro de Patinação Artística no Gelo de 2023. Apesar de não focar em questões como a
sustentação financeira do produto, os resultados atestam sua eficácia e potencial da
metodologia para a divulgação do esporte graças a preocupação primária com o público.