Determinação e simulação de trajetória para uma aeronave voltada à competição SAE Brasil Aerodesign – Micro
Resumo
A equipe Carancho Aerodesign da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participa da competição organizada pela SAE Brasil Aerodesign, estando dentro da categoria micro. O objetivo da competição é projetar e construir uma aeronave para realizar uma determinada missão de voo, no intuito de obter a melhor pontuação, e consequentemente, maior classificação da equipe. Nesse sentido, o presente trabalho utiliza um modelo propulsivo razoavelmente fidedigno para realizar a simulação da missão, de tal forma que maximize o peso máximo de decolagem da aeronave e também reduza o tempo de missão. Utiliza-se um modelo de corpo rígido com dinâmica de rotação aproximada para simulação da decolagem, para estimativa de peso máximo de decolagem. Para obter estimativa de tempo de missão, utiliza-se um modelo matemático de mecânica de voo de 3 graus de liberdade para simulação de uma trajetória a ser seguida pela aeronave. Ao final da simulação de decolagem, voo e pouso, a equação de pontuação é utilizada para estimar a pontuação final da aeronave.
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